sicnot

Perfil

Mundo

Milhares contra Keiko Fujimori antes das eleições no Peru

Milhares de pessoas manifestaram-se na capital do Peru na terça-feira contra Keiko Fujimori, candidata favorita à vitória na segunda volta das eleições presidenciais, a realizar no domingo.

© Guadalupe Pardo / Reuters

Os manifestantes entoaram 'slogans' como "Keiko Não!" e "Não a um estado administrado por traficantes", em alusão ao pai da candidata, o antigo Presidente Alberto Fujimori.

Keiko Fujimori, de 41 anos, foi a mais votada nas eleições presidenciais de abril, mas como não obteve a maioria necessária para formar Governo, haverá uma segunda volta a 05 de junho.

O seu adversário é o economista e ex-ministro da economia Pedro Pablo Kuczynski.

A candidata a primeira mulher Presidente do Peru, pelo partido de direita Força Popular, é descrita como a herdeira política da década 1990-2000, quando o seu pai estava no poder.

Alberto Fujimori, de 77 anos, cumpre uma pena de 25 anos de prisão por crimes de violação dos direitos humanos e corrupção.

Lusa

  • CGD terá de reconhecer imparidades e prepara saída de 2 mil funcionários
    2:45

    Caso CGD

    O novo plano estratégico da Caixa está pronto e foi entregue há duas semanas ao Ministério das Finanças. A SIC sabe que está a ser preparada a saída de 2 mil trabalhadores e que o banco terá de reconhecer imparidades. O Expresso diz que a CGD vai fechar o ano com prejuízos que podem chegar aos 3 mil milhões de euros.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.