sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 20 mil crianças presas em Fallujah e em risco de serem recrutadas pelos jihadistas

Pelo menos 20.000 crianças estão presas em Falluja e correm o risco de serem recrutadas pelos 'jihadistas' que controlam esta cidade do Iraque cercada pelas forças armadas, alertou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

reuters

Depois de terem estado meses a apertar o cerco ao redor de Fallouja, as forças iraquianas lançaram a 23 de maio uma ofensiva para recuperar a cidade, situada a 50 quilómetros a oeste de Bagdad, ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Segunda-feira entraram na cidade onde enfrentaram uma forte resistência dos 'jihadistas'.

Os poucos habitantes que fugiram do centro da cidade desde o assalto falaram de falta de água potável e de comida. E as centenas de famílias que conseguiram sair de zonas periféricas de Fallouja e as pessoas ainda no local, contactadas por telefone, também se queixaram das más condições de vida.

"As crianças correm o risco de serem recrutadas forçosamente para o combate (...) e de se separarem da sua família", alertou o representante do Iraque na Unicef, Peter Hawkins, num comunicado. "As crianças recrutadas são forçadas a segurar armas para combater numa guerra de adultos. A sua vida e o seu futuro estão em perigo", continuou.

A UNICEF voltou a apelar à abertura das passagens seguras para permitir aos civis cercados - estimados em cerca de 50.000 - saírem da cidade situada na grande província de Al-Anbar.

As Nações Unidas acusaram o grupo EI de utilizar os civis como escudos humanos na batalha contra as tropas iraquianas apoiadas pela aliança internacional dirigida pelos Estados Unidos

  • Incêndio em Lisboa faz um ferido
    4:13

    País

    Um incêndio de grandes dimensões deflagrou esta segunda-feira numa loja, na Avenida de Berlim, em Lisboa. O repórter André Palma esteve no local, onde ouviu o comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa. Pedro Patricio confirmou que foi assistida uma pessoa por inalação de fumos e, por questões de segurança, os veículos estacionados perto do local foram retirados, assim como foi pedido às pessoas dos prédios à volta que saíssem por causa do fumo. O incêndio foi dominado.

  • "Rui Rio avisou que vinha para partir loiça dentro do PSD"
    3:00
  • Hugo Soares não deverá continuar como líder parlamentar do PSD
    3:17

    País

    Rui Rio não deverá manter Hugo Soares na liderança parlamentar do PSD. Fonte próxima do novo presidente social-democrata diz à SIC que dificilmente o líder da bancada poderá continuar no cargo. Aumenta a pressão para que Hugo Soares ponha o lugar à disposição e já começam a surgir nomes para o substituir.

  • Suspeita de militantes fantasma no PSD
    4:22

    País

    Perante a suspeita de militantes fantasma e de caciquismo, Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio, diz que o ato eleitoral foi devidamente fiscalizado. Uma investigação do jornal Expresso encontrou oito filiados numa morada que não existe e 17 militantes com morada numa casa onde vivem nove pessoas e nenhuma é do PSD. A associação cívica Transparência e Integridade fala num vazio legal e em falta de regulamentação.

  • Cristiano Ronaldo está insatisfeito com o salário e pode sair do Real Madrid
    2:38