sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 20 mil crianças presas em Fallujah e em risco de serem recrutadas pelos jihadistas

Pelo menos 20.000 crianças estão presas em Falluja e correm o risco de serem recrutadas pelos 'jihadistas' que controlam esta cidade do Iraque cercada pelas forças armadas, alertou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

reuters

Depois de terem estado meses a apertar o cerco ao redor de Fallouja, as forças iraquianas lançaram a 23 de maio uma ofensiva para recuperar a cidade, situada a 50 quilómetros a oeste de Bagdad, ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI). Segunda-feira entraram na cidade onde enfrentaram uma forte resistência dos 'jihadistas'.

Os poucos habitantes que fugiram do centro da cidade desde o assalto falaram de falta de água potável e de comida. E as centenas de famílias que conseguiram sair de zonas periféricas de Fallouja e as pessoas ainda no local, contactadas por telefone, também se queixaram das más condições de vida.

"As crianças correm o risco de serem recrutadas forçosamente para o combate (...) e de se separarem da sua família", alertou o representante do Iraque na Unicef, Peter Hawkins, num comunicado. "As crianças recrutadas são forçadas a segurar armas para combater numa guerra de adultos. A sua vida e o seu futuro estão em perigo", continuou.

A UNICEF voltou a apelar à abertura das passagens seguras para permitir aos civis cercados - estimados em cerca de 50.000 - saírem da cidade situada na grande província de Al-Anbar.

As Nações Unidas acusaram o grupo EI de utilizar os civis como escudos humanos na batalha contra as tropas iraquianas apoiadas pela aliança internacional dirigida pelos Estados Unidos

  • Lesados do Banif confiaram "num sistema que os aldrabou"
    2:00
  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11