sicnot

Perfil

Mundo

Rede de piratas informáticos russos desmantelada

Uma vasta rede de piratas informáticos (hackers) russos que roubaram bancos e administrações públicas foi desmantelada pelos serviços secretos e pela polícia, indicou hoje o ministério do Interior russo, precisando que foram detidas 50 pessoas.

© Kacper Pempel / Reuters

Segundo as autoridades russas, foram efetuadas 86 buscas em 15 regiões do país.

Os hackers infligiram, desde 2015, perdas de mais de 3 milhões de rublos, mais de 40 milhões de euros, aos clientes dos bancos. A polícia impediu, com esta operação, possíveis perdas num montante de 2,7 mil milhões de rublos.

De acordo com o comunicado do Ministério do Interior, as buscas permitiram a apreensão de computadores, de material informático, cartões SIM e cartões bancários.

Os hackers infetavam os computadores em rede para, a seguir, lançar os ataques contra os "institutos financeiros e de crédito, contra as administrações públicas, para roubar".

Estes tipos de crimes são particularmente temidos devido às competências que os russos possuem nesta área e à complexidade dos ataques que realizam. São referenciados em casos de roubo ou fraude com recurso à informática, mas também são suspeitos de espionagem para a Rússia.

Em 2015, os sites oficiais da Chancelaria alemã, de Angela Merkel e do Bundestag foram alvo de um ataque informático, reivindicado por hackers russos.

No mesmo ano, o canal televisivo francês TV5 sofreu um ataque cibernético que foi reivindicado pelo Daesh, mas após uma investigação os autores foram mais tarde identificados como hackers russos pertencentes a um grupo chamado APT28.

Lusa

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.