sicnot

Perfil

Mundo

Rede de piratas informáticos russos desmantelada

Uma vasta rede de piratas informáticos (hackers) russos que roubaram bancos e administrações públicas foi desmantelada pelos serviços secretos e pela polícia, indicou hoje o ministério do Interior russo, precisando que foram detidas 50 pessoas.

© Kacper Pempel / Reuters

Segundo as autoridades russas, foram efetuadas 86 buscas em 15 regiões do país.

Os hackers infligiram, desde 2015, perdas de mais de 3 milhões de rublos, mais de 40 milhões de euros, aos clientes dos bancos. A polícia impediu, com esta operação, possíveis perdas num montante de 2,7 mil milhões de rublos.

De acordo com o comunicado do Ministério do Interior, as buscas permitiram a apreensão de computadores, de material informático, cartões SIM e cartões bancários.

Os hackers infetavam os computadores em rede para, a seguir, lançar os ataques contra os "institutos financeiros e de crédito, contra as administrações públicas, para roubar".

Estes tipos de crimes são particularmente temidos devido às competências que os russos possuem nesta área e à complexidade dos ataques que realizam. São referenciados em casos de roubo ou fraude com recurso à informática, mas também são suspeitos de espionagem para a Rússia.

Em 2015, os sites oficiais da Chancelaria alemã, de Angela Merkel e do Bundestag foram alvo de um ataque informático, reivindicado por hackers russos.

No mesmo ano, o canal televisivo francês TV5 sofreu um ataque cibernético que foi reivindicado pelo Daesh, mas após uma investigação os autores foram mais tarde identificados como hackers russos pertencentes a um grupo chamado APT28.

Lusa

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".