sicnot

Perfil

Mundo

Rede de piratas informáticos russos desmantelada

Uma vasta rede de piratas informáticos (hackers) russos que roubaram bancos e administrações públicas foi desmantelada pelos serviços secretos e pela polícia, indicou hoje o ministério do Interior russo, precisando que foram detidas 50 pessoas.

© Kacper Pempel / Reuters

Segundo as autoridades russas, foram efetuadas 86 buscas em 15 regiões do país.

Os hackers infligiram, desde 2015, perdas de mais de 3 milhões de rublos, mais de 40 milhões de euros, aos clientes dos bancos. A polícia impediu, com esta operação, possíveis perdas num montante de 2,7 mil milhões de rublos.

De acordo com o comunicado do Ministério do Interior, as buscas permitiram a apreensão de computadores, de material informático, cartões SIM e cartões bancários.

Os hackers infetavam os computadores em rede para, a seguir, lançar os ataques contra os "institutos financeiros e de crédito, contra as administrações públicas, para roubar".

Estes tipos de crimes são particularmente temidos devido às competências que os russos possuem nesta área e à complexidade dos ataques que realizam. São referenciados em casos de roubo ou fraude com recurso à informática, mas também são suspeitos de espionagem para a Rússia.

Em 2015, os sites oficiais da Chancelaria alemã, de Angela Merkel e do Bundestag foram alvo de um ataque informático, reivindicado por hackers russos.

No mesmo ano, o canal televisivo francês TV5 sofreu um ataque cibernético que foi reivindicado pelo Daesh, mas após uma investigação os autores foram mais tarde identificados como hackers russos pertencentes a um grupo chamado APT28.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP
    2:46

    Operação Marquês

    O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".