sicnot

Perfil

Mundo

Celebridades enviam "carta de amor" ao Reino Unido contra Brexit

A atriz franco-norte-americana Julie Delpy, o treinador francês do Arsenal Arsene Wenger e o chef português Luís Baena estão entre 140 personalidades europeias que hoje subscrevem uma "carta de amor ao povo britânico".

© Danny Moloshok / Reuters

"Reino Unido, por favor fica", lê-se na carta, publicada no suplemento literário do Timeshoje, a pouco mais de duas semanas do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia de 23 de junho.

"Não são apenas tratados que nos unem ao vosso país, mas laços de admiração e afeto. Todos esperamos que votem pela renovação desses laços", afirmam.

Entre os subscritores figuram também o músico sueco ex-membro dos Abba Bjorn Ulvaeus, o antigo treinador francês do Liverpool Gerard Houllier, o realizador holandês Paul Verhoeven, o ator francês Christopher Lambert, a atriz e modelo italiana Isabella Rossellini, o chef francês Raymond Blanc e a romancista italiana Elena Ferrante.

"A decisão é vossa e nós vamos aceitá-la. Seja como for, se ajudar os indecisos a tomarem uma decisão, gostaríamos de expressar o quanto valorizamos ter o Reino Unido na União Europeia", acrescentam.

A carta é assinada por 140 escritores, atores, músicos, arquitetos e cientistas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia.

As sondagens de opinião indicam que quase um quinto dos eleitores britânicos ainda não decidiu o sentido de voto no referendo de 23 de junho.

Sem contar com os indecisos, o "Ficar" reúne 51% das intenções de voto e o "Sair" 49%, segundo a média de sondagens feita pela organização WhatUKThinks de hoje.

Lusa

  • Carro do suspeito de rapto de Maelys fotografado por radar a alta velocidade
    1:16

    Mundo

    Praticamente um mês depois do desaparecimento de Maelys de Araújo, as autoridades francesas continuam a fazer buscas para tentar encontrar a menina lusodescendetnte de 9 anos. Entretanto, um jornal francês revelou que o carro do homem suspeito de rapto terá sido fotografado, por um radar, a alta velocidade na noite do desparecimento.

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Icebergue com 5.800 quilómetros quadrados está a deslocar-se na Antártida

    Mundo

    Um icebergue gigante está a deslocar-se na Antártida em direção ao mar de Weddell segundo as imagens de satélite reveladas. Trata-se do A68, um icebergue quatro vezes maior que a cidade de Londres. Com cerca de 5.800 quilómetros quadrados e triliões de toneladas, A68 é um dos maiores icebergues conhecidos.