sicnot

Perfil

Mundo

Celebridades enviam "carta de amor" ao Reino Unido contra Brexit

A atriz franco-norte-americana Julie Delpy, o treinador francês do Arsenal Arsene Wenger e o chef português Luís Baena estão entre 140 personalidades europeias que hoje subscrevem uma "carta de amor ao povo britânico".

© Danny Moloshok / Reuters

"Reino Unido, por favor fica", lê-se na carta, publicada no suplemento literário do Timeshoje, a pouco mais de duas semanas do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia de 23 de junho.

"Não são apenas tratados que nos unem ao vosso país, mas laços de admiração e afeto. Todos esperamos que votem pela renovação desses laços", afirmam.

Entre os subscritores figuram também o músico sueco ex-membro dos Abba Bjorn Ulvaeus, o antigo treinador francês do Liverpool Gerard Houllier, o realizador holandês Paul Verhoeven, o ator francês Christopher Lambert, a atriz e modelo italiana Isabella Rossellini, o chef francês Raymond Blanc e a romancista italiana Elena Ferrante.

"A decisão é vossa e nós vamos aceitá-la. Seja como for, se ajudar os indecisos a tomarem uma decisão, gostaríamos de expressar o quanto valorizamos ter o Reino Unido na União Europeia", acrescentam.

A carta é assinada por 140 escritores, atores, músicos, arquitetos e cientistas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia.

As sondagens de opinião indicam que quase um quinto dos eleitores britânicos ainda não decidiu o sentido de voto no referendo de 23 de junho.

Sem contar com os indecisos, o "Ficar" reúne 51% das intenções de voto e o "Sair" 49%, segundo a média de sondagens feita pela organização WhatUKThinks de hoje.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.