sicnot

Perfil

Mundo

Celebridades enviam "carta de amor" ao Reino Unido contra Brexit

A atriz franco-norte-americana Julie Delpy, o treinador francês do Arsenal Arsene Wenger e o chef português Luís Baena estão entre 140 personalidades europeias que hoje subscrevem uma "carta de amor ao povo britânico".

© Danny Moloshok / Reuters

"Reino Unido, por favor fica", lê-se na carta, publicada no suplemento literário do Timeshoje, a pouco mais de duas semanas do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia de 23 de junho.

"Não são apenas tratados que nos unem ao vosso país, mas laços de admiração e afeto. Todos esperamos que votem pela renovação desses laços", afirmam.

Entre os subscritores figuram também o músico sueco ex-membro dos Abba Bjorn Ulvaeus, o antigo treinador francês do Liverpool Gerard Houllier, o realizador holandês Paul Verhoeven, o ator francês Christopher Lambert, a atriz e modelo italiana Isabella Rossellini, o chef francês Raymond Blanc e a romancista italiana Elena Ferrante.

"A decisão é vossa e nós vamos aceitá-la. Seja como for, se ajudar os indecisos a tomarem uma decisão, gostaríamos de expressar o quanto valorizamos ter o Reino Unido na União Europeia", acrescentam.

A carta é assinada por 140 escritores, atores, músicos, arquitetos e cientistas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Suécia.

As sondagens de opinião indicam que quase um quinto dos eleitores britânicos ainda não decidiu o sentido de voto no referendo de 23 de junho.

Sem contar com os indecisos, o "Ficar" reúne 51% das intenções de voto e o "Sair" 49%, segundo a média de sondagens feita pela organização WhatUKThinks de hoje.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.