sicnot

Perfil

Mundo

Maior navio viking contemporâneo atinge costa leste do Canadá

O maior navio Viking contemporâneo chegou na quarta-feira ao Canadá, comandado pelo sueco Bjorn Ahlander, com outros 32 tripulantes, depois de cinco semanas de viagem que começaram no sul da Noruega.

drakenexpeditionamerica.com

drakenexpeditionamerica.com

O "Draken Harald Harfagre" tem 35 metros de comprimento e oito de largura e foi construído em 2010 de acordo com vestígios arqueológicos e textos antigos.

O navio saiu do sudoeste da Noruega, de Haugesund, a 26 de abril e ancorou na quarta-feira na costa canadiana da Terra Nova, anunciaram os tripulantes na rede social Facebook.

Bjorn Ahlander escreveu no site da expedição: "Não foi fácil, encontrámos muitos problemas ao longo da viagem, mas a tripulação teve bom estado de espírito e trabalhou muito durante todo o caminho".

O site da expedição, em constante atualização, revela um trajeto que acaba em Nova Iorque, depois de passar por vários portos dos Estados Unidos, num projeto que quer redescobrir "uma das viagens marítimas mais mitológicas" e acompanhar a "descoberta viking do novo mundo", mais de mil anos depois.

As paragens incluíram as ilhas Shetland, Faroe, Islândia e Gronelândia.

Segundo muitos historiadores, o explorador viking Leif Erikson chegou ao continente americano no ano 1000, quase cinco séculos antes de Cristóvão Colombo, que chegou à América em 1492.

O Canadá encontrou, também na Terra Nova, em 1960, vestígios da presença de vikings datados de entre 900-1050 dC.

Lusa

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.