sicnot

Perfil

Mundo

Maior navio viking contemporâneo atinge costa leste do Canadá

O maior navio Viking contemporâneo chegou na quarta-feira ao Canadá, comandado pelo sueco Bjorn Ahlander, com outros 32 tripulantes, depois de cinco semanas de viagem que começaram no sul da Noruega.

drakenexpeditionamerica.com

drakenexpeditionamerica.com

O "Draken Harald Harfagre" tem 35 metros de comprimento e oito de largura e foi construído em 2010 de acordo com vestígios arqueológicos e textos antigos.

O navio saiu do sudoeste da Noruega, de Haugesund, a 26 de abril e ancorou na quarta-feira na costa canadiana da Terra Nova, anunciaram os tripulantes na rede social Facebook.

Bjorn Ahlander escreveu no site da expedição: "Não foi fácil, encontrámos muitos problemas ao longo da viagem, mas a tripulação teve bom estado de espírito e trabalhou muito durante todo o caminho".

O site da expedição, em constante atualização, revela um trajeto que acaba em Nova Iorque, depois de passar por vários portos dos Estados Unidos, num projeto que quer redescobrir "uma das viagens marítimas mais mitológicas" e acompanhar a "descoberta viking do novo mundo", mais de mil anos depois.

As paragens incluíram as ilhas Shetland, Faroe, Islândia e Gronelândia.

Segundo muitos historiadores, o explorador viking Leif Erikson chegou ao continente americano no ano 1000, quase cinco séculos antes de Cristóvão Colombo, que chegou à América em 1492.

O Canadá encontrou, também na Terra Nova, em 1960, vestígios da presença de vikings datados de entre 900-1050 dC.

Lusa

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.