sicnot

Perfil

Mundo

Maior navio viking contemporâneo atinge costa leste do Canadá

O maior navio Viking contemporâneo chegou na quarta-feira ao Canadá, comandado pelo sueco Bjorn Ahlander, com outros 32 tripulantes, depois de cinco semanas de viagem que começaram no sul da Noruega.

drakenexpeditionamerica.com

drakenexpeditionamerica.com

O "Draken Harald Harfagre" tem 35 metros de comprimento e oito de largura e foi construído em 2010 de acordo com vestígios arqueológicos e textos antigos.

O navio saiu do sudoeste da Noruega, de Haugesund, a 26 de abril e ancorou na quarta-feira na costa canadiana da Terra Nova, anunciaram os tripulantes na rede social Facebook.

Bjorn Ahlander escreveu no site da expedição: "Não foi fácil, encontrámos muitos problemas ao longo da viagem, mas a tripulação teve bom estado de espírito e trabalhou muito durante todo o caminho".

O site da expedição, em constante atualização, revela um trajeto que acaba em Nova Iorque, depois de passar por vários portos dos Estados Unidos, num projeto que quer redescobrir "uma das viagens marítimas mais mitológicas" e acompanhar a "descoberta viking do novo mundo", mais de mil anos depois.

As paragens incluíram as ilhas Shetland, Faroe, Islândia e Gronelândia.

Segundo muitos historiadores, o explorador viking Leif Erikson chegou ao continente americano no ano 1000, quase cinco séculos antes de Cristóvão Colombo, que chegou à América em 1492.

O Canadá encontrou, também na Terra Nova, em 1960, vestígios da presença de vikings datados de entre 900-1050 dC.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • EUA negam ter declarado guerra à Coreia do Norte

    Mundo

    Os Estados Unidos negaram esta segunda-feira ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.