sicnot

Perfil

Mundo

Maior navio viking contemporâneo atinge costa leste do Canadá

O maior navio Viking contemporâneo chegou na quarta-feira ao Canadá, comandado pelo sueco Bjorn Ahlander, com outros 32 tripulantes, depois de cinco semanas de viagem que começaram no sul da Noruega.

drakenexpeditionamerica.com

drakenexpeditionamerica.com

O "Draken Harald Harfagre" tem 35 metros de comprimento e oito de largura e foi construído em 2010 de acordo com vestígios arqueológicos e textos antigos.

O navio saiu do sudoeste da Noruega, de Haugesund, a 26 de abril e ancorou na quarta-feira na costa canadiana da Terra Nova, anunciaram os tripulantes na rede social Facebook.

Bjorn Ahlander escreveu no site da expedição: "Não foi fácil, encontrámos muitos problemas ao longo da viagem, mas a tripulação teve bom estado de espírito e trabalhou muito durante todo o caminho".

O site da expedição, em constante atualização, revela um trajeto que acaba em Nova Iorque, depois de passar por vários portos dos Estados Unidos, num projeto que quer redescobrir "uma das viagens marítimas mais mitológicas" e acompanhar a "descoberta viking do novo mundo", mais de mil anos depois.

As paragens incluíram as ilhas Shetland, Faroe, Islândia e Gronelândia.

Segundo muitos historiadores, o explorador viking Leif Erikson chegou ao continente americano no ano 1000, quase cinco séculos antes de Cristóvão Colombo, que chegou à América em 1492.

O Canadá encontrou, também na Terra Nova, em 1960, vestígios da presença de vikings datados de entre 900-1050 dC.

Lusa

  • Pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço

    País

    O pescador desapareceu na noite deste sábado no rio Minho, em Alvaredo, no concelho de Melgaço, distrito de Viana do Castelo. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos nas buscas 15 operacionais e quatro viaturas.

  • Portugal vai testar capacidade de resposta a ciberataque
    0:22

    País

    O exercício está marcado para os dias 09 e 10 de maio e é o primeiro a nível nacional a testar um ciberataque em Portugal. O teste é organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para apurar "o "grau de preparação" das várias entidades públicas e privadas, mas já conclusões a ter em conta. Segundo o coordenador do CNCS, Pedro Veiga confirma-se tendência para os ataques serem cada vez mais sofisticados e é preciso alertar a população para o que publicam na internet e se pode colocar em risco a privacidade e a segurança.

  • Mont-Saint-Michel evacuado "por precaução"

    Mundo

    O monumento do Monte Saint-Michel, no oeste de França, foi evacuado hoje de manhã "por precaução", tendo sido retirados os turistas e habitantes devido à presença de um suspeito que ameaçou as forças da ordem, anunciou a polícia francesa.

  • As suspeitas que recaem sobre Ricardo Salgado e Manuel Pinho
    2:00