sicnot

Perfil

Mundo

Punhal de Tutankhamon construído a partir de ferro meteórico

A análise científica de um punhal com 3.300 anos, que foi enterrado com o faraó Tutankhamon, apoia a teoria de que este foi construído a partir de ferro meteórico, de acordo com um novo estudo.

© Reuters Photographer / Reuter

"O nosso estudo confirma que os antigos egípcios atribuíram grande valor ao ferro meteórico para a produção de objetos preciosos," afirmaram os cientistas italianos e egípcios que realizaram o raio x para analisar o punhal.

O faraó Tutankhamon morreu com 19 anos em 1324 AC depois de apenas nove anos no trono.

O seu túmulo, descoberto em 1922 pelo egiptólogo britânico Howard Carter, continha artefactos incluindo uma máscara de ouro com 11kg, que na altura revitalizou o interesse global na egiptologia.

De acordo com os autores deste estudo, Howard Carter encontrou o punhal na coxa direita do faraó, embrulhado no revestimento da múmia.

Estes achados condizem com uma análise feita a um cemitério com 5.000 anos da vila egípcia El-Gerzeh, em 2013. Os artigos analisados em 2013 mostram que os primeiros artefactos de ferro encontrados foram construídos a partir de um meteorito, segundo um artigo publicado em maio na revista Meteoritics & Planetary Science.

Como resultado, "sugerimos que os antigos egípcios atribuíram grande valor ao ferro meteorítico para a produção de ornamentos ou objetos cerimoniais," afirmaram os cientistas responsáveis pelo estudo.

A qualidade do punhal "sugere uma mestria significativa de trabalho com ferro na altura de Tutankhamon", acrescentam os cientistas.

Outros artefactos antigos feitos de ferro foram encontrados em variadas outras partes do mundo e identificados como sendo de origem meteorítica, os cientistas esclareceram.

Lusa

  • Inglaterra estreia-se com vitória suada frente à Tunísia

    Mundial 2018 / Tunísia

    A seleção inglesa estreou-se no Mundial 2018 com um triunfo sobre a Tunísia por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado já para lá do minuto 90. O jogo foi referente à 1.ª jornada do grupo G. Veja aqui os golos e os lances que marcaram o encontro.

  • O melhor golo do 5.º dia de Mundial

    Desporto

    Numa escolha feita pelos jornalistas de desporto e do site da SIC Notícias, mostramos-lhe o melhor golo deste quinto dia de Mundial. Foi apontado por Dries Mertens, na vitória da Bélgica sobre o Panamá por 3-0.

  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • "Estamos a plantar fósforos"
    2:09

    Opinião

    O calor regressou esta segunda-feira em força e no terreno estiveram quase 1300 bombeiros a combater 70 fogos por todo o país. Depois da tragédia de Pedrógão Grande, o Presidente da República diz que a consciência do país mudou mas é preciso fazer mais. Já Miguel Sousa Tavares diz que o país está mais preparado para combater os incêndios do que alguma vez esteve. No entanto, o comentador da SIC diz que já foram plantados mais de "2500 hectares de eucaliptos" desde Pedrógão e que enquanto isso acontecer Portugal vai continuar a arder. 

    Miguel Sousa Tavares

  • Merkel tem duas semanas para negociar solução para crise migratória

    Mundo

    A chanceler alemã tem duas semanas para negociar com os parceiros europeus uma solução para a questão migratória e assim evitar uma crise política. O ultimato foi dado pelo CSU, o partido da Baviera que integra a coligação governamental. Ao contrário de Angela Merkel, defende uma política para os refugiados mais estrita.