sicnot

Perfil

Mundo

Sonda Rosetta já funciona e está "numa órbita a 30 km" do cometa 67P

A Agência Espacial Europeia (ESA) informou hoje que a sonda Rosetta já está a funcionar com normalidade, depois de se ter perdido o contacto com o aparelho durante cerca de 24 horas no fim de semana.

O encontro entre o cometa e o Sol permitiu enriquecer a abundante colheita de dados da sonda europeia Rosetta, que vai permitir compreender melhor o surgimento da vida na Terra. (Arquivo)

O encontro entre o cometa e o Sol permitiu enriquecer a abundante colheita de dados da sonda europeia Rosetta, que vai permitir compreender melhor o surgimento da vida na Terra. (Arquivo)

© NASA NASA / Reuters

"Perdemos o contacto com a sonda no sábado à noite durante perto de 24 horas", disse hoje Patrick Martin, responsável da missão Rosetta na AEE, interrogado pela agência France Presse.

"A sonda voltou a um modo normal e os seus instrumentos recomeçaram a trabalhar", indicou, adiantando que a sonda está "numa órbita a 30 quilómetros" do cometa "Tchouri".

Lançada em 2004, a sonda europeia está em órbita junto ao cometa Tchourioumov-Guérassimenko desde agosto de 2014.

Segundo análises preliminares, os visores que permitem à sonda orientar-se registaram no sábado problemas devido a poeiras. A sonda já tinha tido problemas nos visores a 14 de fevereiro e a 28 de março de 2015.

O fim da missão da Rosetta, que estuda a origem e a evolução do sistema solar, deverá ocorrer "provavelmente" a 30 de setembro, segundo a AEE.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.