sicnot

Perfil

Mundo

Sonda Rosetta já funciona e está "numa órbita a 30 km" do cometa 67P

A Agência Espacial Europeia (ESA) informou hoje que a sonda Rosetta já está a funcionar com normalidade, depois de se ter perdido o contacto com o aparelho durante cerca de 24 horas no fim de semana.

O encontro entre o cometa e o Sol permitiu enriquecer a abundante colheita de dados da sonda europeia Rosetta, que vai permitir compreender melhor o surgimento da vida na Terra. (Arquivo)

O encontro entre o cometa e o Sol permitiu enriquecer a abundante colheita de dados da sonda europeia Rosetta, que vai permitir compreender melhor o surgimento da vida na Terra. (Arquivo)

© NASA NASA / Reuters

"Perdemos o contacto com a sonda no sábado à noite durante perto de 24 horas", disse hoje Patrick Martin, responsável da missão Rosetta na AEE, interrogado pela agência France Presse.

"A sonda voltou a um modo normal e os seus instrumentos recomeçaram a trabalhar", indicou, adiantando que a sonda está "numa órbita a 30 quilómetros" do cometa "Tchouri".

Lançada em 2004, a sonda europeia está em órbita junto ao cometa Tchourioumov-Guérassimenko desde agosto de 2014.

Segundo análises preliminares, os visores que permitem à sonda orientar-se registaram no sábado problemas devido a poeiras. A sonda já tinha tido problemas nos visores a 14 de fevereiro e a 28 de março de 2015.

O fim da missão da Rosetta, que estuda a origem e a evolução do sistema solar, deverá ocorrer "provavelmente" a 30 de setembro, segundo a AEE.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.