sicnot

Perfil

Mundo

Cinzas dos incêndios no Canadá chegam à Suíça

As cinzas e poeiras geradas pelos grandes incêndios que assolaram o oeste do Canadá, em maio, chegaram à Suíça, anunciaram hoje os meteorologistas suíças.

© Handout . / Reuters

"Os fogos injetaram uma enorme quantidade de poeira na atmosfera", cuja presença "é atualmente medida na Suíça", afirmaram as autoridades meteorológicas num relatório publicado na sua página eletrónica e apresentado hoje numa conferência de imprensa.

A MeteoSuisse refere ainda que foi possível determinar, a partir de imagens de satélite, que as partículas observadas na estação de medição em Payerne, a oeste de Fribourg, entre 24 e 25 de maio, tinham sido emitidas no oeste do Canadá, a 19 e 20 de maio.

As concentrações medidas na Suíça não representam qualquer risco para a saúde, garantiram as autoridades.

Cerca de 100.000 pessoas foram evacuadas com urgência a área de Fort McMurray no início de maio devido a um enorme incêndio florestal.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47