sicnot

Perfil

Mundo

Dez mortos na Alemanha devido ao mau tempo

Pelo menos dez pessoas morreram no sul da Alemanha devido a inundações provocadas pelo forte temporal que assolou a região. As autoridades recuperaram na última noite o corpo de um homem de 65 anos. Dezenas de estradas e pontes continuam cortadas. Aos poucos a população tenta regressar à normalidade. Milhares de pessoas começaram os trabalhos de limpeza e remoção dos escombros.

© Michaela Rehle / Reuters

As autoridades do Estado federado da Baviera relataram quinta-feira a descoberta de um sexto cadáver, um homem de 65 anos, na localidade de Simbach, onde já antes tinham sido recuperados os corpos sem vida de outras quatro vítimas -- uma avó, uma mãe e uma filha, de 78, 56 e 28 anos, respetivamente, e de um homem de 75.

Na localidade vizinha de Julbach foi recuperado também um outro corpo de uma mulher 80 anos.

Juntamente com as tarefas de limpeza, esta manhã continuava a busca de outras duas pessoas desaparecidas, um casal de aposentados.

"O mais importante hoje é restabelecer o fornecimento de água potável e a rede de estradas", declarou hoje um porta-voz do distrito de Rottal-Inn, distrito onde se estima que os danos causados pelas inundações ascendam a centenas de milhões de euros

Hoje de manhã, o temporal deu uma pequena trégua, no entanto, o Serviço Alemão de Meteorologia anunciou chuvas fortes e tempestades previstas para todo do dia na Baviera, embora seja improvável que as zonas inundadas possam voltar a ser afetadas.

Com Lusa

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira