sicnot

Perfil

Mundo

Mais de 10 mortos na Índia em confrontos entre polícia e seita que ocupava parque

Mais de dez pessoas morreram na Índia na sequência de confrontos durante uma operação da polícia para expulsar os membros de uma seita que ocupavam ilegalmente um parque público há dois anos, informou a polícia.

Arquivo

Arquivo

© Adnan Abidi / Reuters

A agência France Press dá conta de 15 mortos, enquanto a agência Efe, por sua vez, fala em pelo menos 12 mortos.

Ambas as agências noticiosas referem dois polícias entre os mortos.

Os confrontos ocorreram na noite de quinta-feira, durante a operação da polícia, em cumprimento de uma ordem judicial, para expulsar os cerca de 3.000 seguidores da seita que estavam acampados no parque na cidade de Mathura, cidade do estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia.

Os ocupantes do parque foram identificados pela imprensa local como membros do Swadheen Bharat Vidhik Satyagrahi, um grupo de extrema direita hinduísta.

O ministro do interior da Índia, Rajnath Singh, manifestou na rede social Twitter a sua "angústia pela perda de vidas humanas nos incidentes de violência em Mathura".

Lusa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite