sicnot

Perfil

Mundo

Mau tempo impede aventureiro de 69 anos de atravessar o Atlântico de caiaque

A agitação marítima na costa leste norte-americana obrigou hoje um reformado polaco, considerado pela National Geographic como o "aventureiro de 2015", a desistir de uma viagem de caiaque até Portugal, onde iria comemorar os seus 70 anos.

facebook.com/aleksander.doba

Saído de Manhattan no passado domingo, o objetivo de Aleksander Doba era chegar a Portugal em setembro para o seu 70.º aniversário, mas desistiu hoje devido à agitação marítima. O aventureiro já disse, na sua página na rede social Facebook, que irá fazer uma nova tentativa em 2017.

O anúncio foi feito pela equipa do desportista, dizendo que as grandes ondas em Sandy Hook, no estado de Nova Jérsia, o impediram de avançar. Apesar de ter chegado ao litoral em segurança, o caiaque ficou demasiado danificado para continuar viagem, lia-se no anúncio, citado pela agência noticiosa France Presse.

Considerado pela revista National Geographic como um dos aventureiros do ano de 2014/2015 por ter realizado a maior expedição pelo Atlântico em caiaque, o polaco Aleksander Doba fez a sua terceira tentativa de atravessar o Atlântico, de novo com Portugal numa das extremidades do trajeto.

A primeira viagem transatlântica que realizou entre Outubro de 2010 e fevereiro de 2011, da capital do Senegal, Dakar, à cidade brasileira de Acarau.

Já em outubro de 2013 partiu de Lisboa para navegar até Florida, nos EUA, em abril de 2014, o que lhe valeu o reconhecimento da National Geographic.

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16