sicnot

Perfil

Mundo

Morreu o líder histórico da resistência de Cabinda Nzita Tiago

O Presidente e fundador da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda (FLEC/FAC), Nzita Tiago morreu com 88 anos em Paris, onde vivia desde a década de 70. Criou a FLEC em 1963. Desde jovem ligou-se às causas da independência, primeiro de Angola e depois de Cabinda.

Bandeira de Cabinda

Bandeira de Cabinda

Essa luta valeu-lhe uma pena de prisão na cadeia de São Nicolau, para onde a PIDE/DGS mandava muitos nacionalistas. Saiu da cadeia em 1974. Um ano depois, a FLEC formou um governo provisório que proclamava a independência do enclave.

Segundo a FLEC, Cabinda nunca foi parte integrante do território angolano, terá sido anexada no âmbito das negociações do acordo de Alvor, que conduziu à independência de Angola. A FLEC foi o único movimento independentista que foi excluído dessas negociações. Assinaram o acordo de Alvor: o MPLA, a UNITA e a FNLA.

Nessa altura Nzita refugiou-se em Paris. Entretanto inicia-se uma guerra de guerrilha contra as forças angolanas no enclave. À distância, Nzita Tiago comandou a luta dos guerrilheiros cabindas, que atuavam e viviam na mata do Maiombe, região auto-intitulada pelos independentistas como "zonas libertadas da FLEC".

Nzita Tiago nunca aceitou o passaporte angolano, nem o estatuto de exilado político. Era cidadão gabonês.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.