sicnot

Perfil

Mundo

Nepal inicia drenagem de lago glacial gigante para evitar cheias

As forças armadas do Nepal arrancaram os trabalhos para drenar parcialmente um lago glacial gigante perto do Monte Evereste, por receios de que possíveis cheias ponham em risco milhares de pessoas, indicou hoje um porta-voz militar.

Glaciar Perito Moreno no Lago Argentino, no Parque Nacional Los Glaciares

Glaciar Perito Moreno no Lago Argentino, no Parque Nacional Los Glaciares

© STR New / Reuters

Vários cientistas consideram que as alterações climáticas estão a derreter os glaciares dos Himalaias a um ritmo alarmante, criando enormes lagos glaciais que poderão saltar as suas margens, devastando as comunidades nas encostas das montanhas.

O Imja Tsho, situado a uma altitude de 5.010 metros, apenas a 10 quilómetros a sul do maior pico da Terra, é o lago glacial que cresce ao maior ritmo no Nepal.

A área coberta de água do lago cresceu de 0,4 quilómetros quadrados em 1984 para 1,01 quilómetros quadrados em 2009.

"Para minimizar o risco de cheias, o exército nepalês iniciou esforços para baixar o nível das águas no lago Imja através da abertura de um canal", indicou um porta-voz do exército, Tara Bahadur Karki.

Karki acrescentou que será instalado uma comporta hidráulica "operada manualmente para controlar o fluxo de água pelo canal".

Os trabalhos começaram em abril e deverão estar concluídos, segundo o exército nepalês, até ao final do ano.

Eventuais cheias destes lagos poderiam pôr em sério risco as vidas das mais de 56 mil pessoas que vivem nas aldeias das planícies do Terai, até cerca de 50 quilómetros do lago.

O Nepal tem cerca de 3 mil lagos glaciais.

Lusa

  • Os apelos de Marcelo para a reforma do Estado
    1:36

    País

    O Presidente da República lamentou este sábado que o consenso para uma reforma do Estado seja um sonho adiado. No enceramento do congresso "Portugal no Futuro", Marcelo Rebelo de Sousa apelou a entendimentos em áreas estratégicas e defendeu que é preciso passar as palavras à ação, o quanto antes.

    Débora Henriques

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52