sicnot

Perfil

Mundo

Nepal inicia drenagem de lago glacial gigante para evitar cheias

As forças armadas do Nepal arrancaram os trabalhos para drenar parcialmente um lago glacial gigante perto do Monte Evereste, por receios de que possíveis cheias ponham em risco milhares de pessoas, indicou hoje um porta-voz militar.

(Arquivo)

(Arquivo)

© STR New / Reuters

Vários cientistas consideram que as alterações climáticas estão a derreter os glaciares dos Himalaias a um ritmo alarmante, criando enormes lagos glaciais que poderão saltar as suas margens, devastando as comunidades nas encostas das montanhas.

O Imja Tsho, situado a uma altitude de 5.010 metros, apenas a 10 quilómetros a sul do maior pico da Terra, é o lago glacial que cresce ao maior ritmo no Nepal.

A área coberta de água do lago cresceu de 0,4 quilómetros quadrados em 1984 para 1,01 quilómetros quadrados em 2009.

"Para minimizar o risco de cheias, o exército nepalês iniciou esforços para baixar o nível das águas no lago Imja através da abertura de um canal", indicou um porta-voz do exército, Tara Bahadur Karki.

Karki acrescentou que será instalado uma comporta hidráulica "operada manualmente para controlar o fluxo de água pelo canal".

Os trabalhos começaram em abril e deverão estar concluídos, segundo o exército nepalês, até ao final do ano.

Eventuais cheias destes lagos poderiam pôr em sério risco as vidas das mais de 56 mil pessoas que vivem nas aldeias das planícies do Terai, até cerca de 50 quilómetros do lago.

O Nepal tem cerca de 3 mil lagos glaciais.

Lusa

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • À descoberta de Dago, o destroço mais visitado em mergulho de profundidade
    13:51
  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.

  • Deputado da Malásia diz que negar sexo ao marido é uma forma de abuso

    Mundo

    Um deputado malaio tem sido alvo de algumas críticas na internet, depois de ter dito que negar sexo a maridos é uma forma de abuso psicológico e emocional por parte das mulheres. As declarações de Che Mohamad Zulkifly Jusoh foram feitas durante um debate sobre as alterações às leis de violência doméstica, na quarta-feira.

    SIC