sicnot

Perfil

Mundo

Nível das águas continua a subir em Paris

O rio Sena continua a subir e Paris prepara-se para cheias nunca vistas na capital francesa, após as fortes chuvadas dos últimos dias. É esperado que o caudal do rio suba até 6 metros.

YOAN VALAT

© Pascal Rossignol / Reuters

© Jacky Naegelen / Reuters

Apesar das chuvas terem parado, pelo menos temporariamente, o nível das águas continua a aumentar, segundo as autoridades francesas.

O Museu do Louvre está hoje fechado, os funcionários estão a retirar todas as obras de arte nas salas ameaçadas pela subida das águas.

O trânsito tem sido bastante prejudicado, são inúmeros os engarrafamentos provocados pelas inundações. Há também estações ferroviárias encerradas.

O Sena não atingia tais níveis desde 1982, adianta o Ministério do Ambiente.

O presidente francês, François Hollande, disse que a situação de "desastre natural" será formalmente declarada na próxima semana, para as áreas mais afetadas pelo mau tempo que atingiu a região central de França.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.