sicnot

Perfil

Mundo

Mohamed Ali foi "campeão mundial a favor da igualdade e da paz"

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, classificou hoje o pugilista Mohamed Ali como "um campeão mundial a favor da igualdade e da paz" e destacou a sua luta contra a discriminação racial.

Ban Ki-moon, secretário geral da ONU.

Ban Ki-moon, secretário geral da ONU.

© Denis Balibouse / Reuters

O ex-campeão mundial de boxe morreu na sexta-feira, aos 74 anos, num hospital da cidade norte-americana de Phoenix, onde estava internado, devido a complicações respiratórias.

Em comunicado, Ban Ki-moon expressou que Mohamed Ali "foi um campeão mundial a favor da igualdade e da paz", destacando a sua "incomparável combinação de princípios, encanto, engenho e excelência".

Segundo o secretário-geral das Nações Unidas, o pugilista "lutou para conseguir um melhor mundo e usou a sua plataforma para ajudar a melhorar a Humanidade".

Mohamed Ali foi nomeado mensageiro da paz da ONU, em 1998, mas, nos anos 70, já tinha apoiado a ONU nas campanhas contra a discriminação racial e a injustiça.

Ban Ki-moon recordou que, na abertura dos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, teve "a honra" de levar a bandeira olímpica, juntamente com Mohamed Ali.

Lusa

  • Morreu Muhammad Ali
    2:02

    Desporto

    Depois de um combate de 32 anos contra a doença de Parkinson, o pugilista e campeão mundial morreu esta sexta-feira aos 74 anos, num hospital em Phoenix, no estado do Arizona, nos Estados Unidos.

  • Morreu Muhammad Ali aos 74 anos

    Desporto

    O lendário ex-campeão mundial de boxe, na categoria de pesos pesados, Muhammad Ali, morreu na sexta-feira aos 74 anos, num hospital em Phoenix, no estado do Arizona, nos Estados Unidos, anunciou a família em comunicado.

  • "Vai ser uma batalha forte e dura"
    2:51
  • A tática dos 3 Rs de Carlos Queiroz
    1:58
  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02