sicnot

Perfil

Mundo

Aliança liderada pelo Podemos poderá ultrapassar socialistas nas eleições espanholas

A coligação de esquerda liderada pelo Podemos poderá ultrapassar os socialistas na repetição das eleições gerais que se realizam em Espanha a 26 de junho, segundo três sondagens hoje divulgadas.

© Andrea Comas / Reuters

As sondagens hoje publicadas pelos diários El Pais, El Mundo e Espanol indicam que o Partido Popular do primeiro-ministro conservador, Mariano Rajoy, está, no entanto, em primeiro lugar com 27,7% a 31% dos votos, aquém da maioria parlamentar.

Este resultado é comparável ao que o Partido Popular (PP) espanhol obteve a 20 de dezembro nas eleições gerais (28,7%) e que não permitiu que houvesse uma maioria parlamentar e se formasse um governo.

Os socialistas do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), contudo, poderão descer do segundo para o terceiro lugar, com 20,2% a 21,6% dos votos, enquanto a aliança Unidos Podemos, que congrega o Podemos e a Esquerda Unida, poderia alcançar entre 23,7% a 25,6% dos votos.

Os socialistas há muito tempo lideram a esquerda em Espanha, mas têm vindo a perder apoio desde as eleições gerais de 2011, quando foram afastados do poder pelo Partido Popular.

Em dezembro passado, os socialistas obtiveram 22% dos votos, logo seguidos pelo Podemos com 20,7%.

O Podemos, partido que apoia o Syriza na Grécia, formou em maio uma aliança com a Esquerda Unida, para concorrer em conjunto às eleições de 26 de junho.

O partido centrista Ciudadanos poderá alcançar entre 14%a 16,6% dos votos, segundo as sondagens hoje divulgadas pelos três jornais espanhóis, quando em dezembro de 2015 obteve 13,9% dos votos.

O Podemos liderado por Pablo Iglesias e os seus aliados da Esquerda Unida tem vindo a adotar um tom mais conciliador com os socialistas, o que poderá vir a facilitar a formação de um governo depois das eleições.

Se os resultados das sondagens se confirmarem nas urnas, a 26 de junho, os socialistas terão de enfrentar "uma escolha difícil", de acordo com os três diários espanhóis.

Ao terem de apoiar o Partido Popular para formar governo, os socialistas correm o risco de alienarem os apoiantes mais à esquerda e se apostarem num governo do Podemos estarão a comprometer o apoio dos seus eleitores mais ao centro.

A Espanha está a ser governada por um executivo de gestão, com poderes limitados, desde 20 de dezembro passado.

As três sondagens eleitorais realizaram-se entre 31 maio e 3 de junho.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC