sicnot

Perfil

Mundo

Antigo primeiro-ministro John Major condena campanha "enganadora" pelo Brexit

O antigo primeiro-ministro britânico John Major criticou hoje duramente os seus colegas conservadores envolvidos na campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit, que vai ser referendado a 23 de junho.

John Major condenou numa entrevista dada à estação televisiva BBC a campanha "enganadora" levada a cabo pelo 'Vote Leave' (vota saída), o grupo de pressão liderado pelos conservadores que quer que o Reino Unido deixe a União Europeia, considerando que tem vindo a usar argumentos "fundamentalmente desonestos" sobre as potenciais consequências económicas.

A sua intervenção seguiu-se à acusação lançada pelo conservador Boris Johnson, antigo 'mayor' de Londres, de que os votantes "não podem confiar" nas promessas do governo relativas à garantia de que o Reino Unido não vai ser obrigado a contribuir para qualquer futuro resgate de um país na zona euro.

Faltam menos de três semana para a votação do Brexit e as sondagens mostram que vai ser uma corrida apertada até ao fim, abrindo a real possibilidade de o Reino Unido se tornar o primeiro país a sair do bloco de 28 Estados europeus.

A média das últimas seis sondagens calculada pelo projeto de pesquisa 'What UK Thinks' (o que pensa o Reino Unido), hoje divulgada, dá 50% de votos para cada lado, excluíndo os votantes indecisos.

A campanha pelo 'Remain' (fica) tinha anteriormente uma ligeira vantagem.

As consequências económicas de ficar ou abandonar a União Europeia têm sido um dos principais campos de batalha desta campanha, que está a ser disputadas por dois grupos principais, ambos dominados por membros do Partido dos Conservadores, do qual faz parte o primeiro-ministro David Cameron.

Cameron, apoiante da permanência do Reino Unido na União Europeia, tem visto a campanha pelo 'Remain' levantar a perspetiva de o Brexit provocar uma recessão económica e um aumento do desemprego. Também o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o governador do Banco de Inglaterra já alertaram para os riscos económicos para o país caso o Brexit se concretize.

Já a campanha a favor da saída argumenta que podem ser criados 300 mil postos de trabalho no Reino Unido em virtude da realização de novos acordos comerciais fora do mercado único europeu.

John Major, que exerceu o cargo de primeiro-ministro entre 1990 e 1997 realçou hoje na peça difundida pela BBC que os seus colegas conservadores favoráveis ao Brexit "sabem que estão a ser imprecisos".

E destacou: "Estou zangado com a forma com que os cidadãos britânicos estão a ser enganados".

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.