sicnot

Perfil

Mundo

Cinco membros de serviços de informações da Jordânia são mortos em ataque terrorista

Cinco membros dos serviços de informações foram mortos hoje num "ataque terrorista" contra o escritório no campo de refugiados palestinianos de Baqa'a, no norte da capital da Jordânia, anunciou o Governo.

Campo de refugiados palestinianos em Raqa, Jordânia. Arquivo/Reuters

Campo de refugiados palestinianos em Raqa, Jordânia. Arquivo/Reuters

© Muhammad Hamed / Reuters

"O escritório dos serviços de informações no campo de Baqa'a foi alvo de um ataque vil hoje, pouco antes das 07:00 horas locais (04:00 horas em Lisboa), que resultou na morte de cinco dos seus membros", anunciou o porta-voz do Governo jordano, Mohammad al-Momani.

Segundo Momani, os serviços de segurança estavam "a investigar as circunstâncias do ataque terrorista e a procurar os culpados".

O porta-voz disse que um guarda, um funcionário e três suboficiais foram mortos no ataque, que coincide com o primeiro dia do mês santo do Ramadão para os muçulmanos.

A Jordânia participa desde 2014 na coligação internacional, liderada pelos Estados Unidos, contra a organização extremista Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria.

Em março, Amã anunciou que havia frustrado os ataques do grupo Estado Islâmico após uma repressão ampla, que resultou na morte de sete 'jihadistas', o que levantou preocupações sobre a ameaça terrorista na Jordânia, que faz fronteira com a Síria.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.