sicnot

Perfil

Mundo

Poeira e cinzas dos fogos no Canadá chegam à Suíça

As cinzas e poeiras dos grandes incêndios do mês passado no oeste do Canadá chegaram à Suíça, segundo informação avançada pelos meteorologistas suíços.

© Handout . / Reuters

Os fogos deram origem a uma enorme quantidade de poeira na atmosfera. A partir de imagens de satélite, foi possível determinar que certas partículas observadas numa estação de medição em finais de maio tinham sido emitidas, a partir do Canadá, uma semana antes.

Cerca de cem mil pessoas tiveram de ser deslocadas, devido aos enormes incêndios, mas quanto às poeiras não existe qualquer risco para a saúde.

  • "Isto é a demagogia à solta"
    0:45

    Opinião

    Quem o diz é Luís Marques Mendes a propósito da aprovação esta semana da lei do CDS-PP que elimina o adicional do imposto sobre os combustíveis. O comentador da SIC critica a oposição por ter levado a votação uma lei inconstitucional e acusa ainda os parceiros de Governo de deslealdade. 

    Luís Marques Mendes

  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.

  • Líderes europeus assinalam progressos para alcançar acordo sobre migrações
    2:02