sicnot

Perfil

Mundo

Presidente alemão não vai candidatar-se a um segundo mandato

O presidente da Alemanha, Joachim Gauck, 76 anos, anunciou esta segunda-feira que não vai candidatar-se a um segundo mandato nas presidenciais de 2017.

Michael Sohn

"Quero dizer-vos hoje que decidi não me voltar a candidatar ao cargo", disse à imprensa no palácio presidencial em Berlim.

Gauck, antigo pastor protestante e dissidente da extinta República Democrática Alemã (RDA), conclui o atual mandato de cinco anos em março de 2017.

A sua renúncia a uma nova candidatura abre um período de negociações políticas para encontrar um sucessor que consiga obter o apoio da Assembleia Federal que reúne deputados do Bundestag (câmara baixa do parlamento) e dos estados regionais, assembleia em que nenhum partido tem uma maioria suficiente.

Gauck foi eleito em 2012, depois da demissão de Christian Wulff, suspeito num processo de corrupção. O antecessor de Wulff, Horst Köhler, também cessou funções antes do previsto devido a declarações polémicas em que alegadamente explicava a intervenção militar no Afeganistão com os interesses económicos.

Lusa

  • Presidente alemão elogiou os esforços de Portugal
    2:24

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se hoje com o seu homólogo alemão, em Berlim, que elogiou os esforços de Portugal mas não comentou eventuais sanções de Bruxelas. O Presidente da Alemanha disse, numa conferência de imprensa conjunta em Berlim com o Presidente da República, que reconhece o esforço feito por Portugal nos últimos anos, mas rejeitou "imiscuir-se" na questão das eventuais sanções, principal assunto que Marcelo tenciona abordar hoje com as autoridades alemãs, durante a visita oficial à capital alemã.

  • Presidente alemão reconhece esforço português
    0:53

    Economia

    O Presidente da Alemanha disse hoje, numa conferência de imprensa conjunta em Berlim com o Presidente português, que reconhece o esforço feito por Portugal nos últimos anos, mas rejeitou "imiscuir-se" na questão das eventuais sanções.

  • Um homem de 83 anos é a 42.ª vítima dos incêndios
    1:27

    País

    Subiu para 42 o número de vítimas mortais nos incêndios deste domingo. Um homem de 83 anos foi encontrado sem vida em Lugar de Covelo, em Vouzela. O número de feridos mantém-se, 14 estão em estado grave. A maior parte das mortes aconteceu no distrito de Coimbra (20) e Viseu (19). Segundo a Proteção Civil, já não há desaparecidos. Sete pessoas estavam dadas como desaparecidas e apenas uma foi encontrada sem vida. Um bebé de poucos meses tinha sido dado como morto, mas foi encontrado com vida.

  • Um pedido de desculpas aos portugueses e um ultimato ao Governo
    3:21
  • Vouzela tenta regressar à normalidade, 8 pessoas morreram no concelho
    2:28

    País

    No concelho de Vouzela, a população começa a voltar à normalidade. Aos poucos a luz e a água estão a voltar e as pessoas começam a ganhar forças para reconstruir aquilo que lhes foi tirado pelos fogos. No entanto, as feridas demoram a sarar e não será fácil esquecer que 80 a 90 por cento deste concelho foi destruído pelos incêndios e oito pessoas morreram.

  • Material de guerra de Tancos encontrado, faltam munições
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • Madrid admite suspender autonomia da Catalunha
    1:51
  • Alemanha já tem uma versão de Donald Trump... em cera
    1:08