sicnot

Perfil

Mundo

Suspensa em Hong Kong venda de aves vivas após teste positivo de vírus de gripe aviária

A venda de aves vivas foi suspensa em Hong Kong depois de ter sido detetado o vírus de gripe aviária H7N9 numa amostra recolhida num mercado da cidade, anunciou no domingo o Departamento de Higiene Alimentar e Ambiental.

reuters

O abastecimento e comercialização de todas as aves vivas, tanto importadas como locais, foi suspenso enquanto está a ser investigada a origem do vírus, encontrado numa amostra fecal de uma banca do mercado de Ya Oi, em Tuen Mun, recolhida a 16 de maio e que agora testou positivo.

"Com base na informação recolhida, esperamos fazer uma avaliação do risco -- se temos de abater todas as galinhas do mercado, e perceber por quanto tempo temos de suspender o abastecimento", disse Ko Wing-man, secretário para a Saúde e Alimentação, citado pelo jornal South China Morning Post.

O governante não confirmou se a suspensão vai durar 21 dias, como é habitual após a descoberta de vírus aviários.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11