sicnot

Perfil

Mundo

Suspensa em Hong Kong venda de aves vivas após teste positivo de vírus de gripe aviária

A venda de aves vivas foi suspensa em Hong Kong depois de ter sido detetado o vírus de gripe aviária H7N9 numa amostra recolhida num mercado da cidade, anunciou no domingo o Departamento de Higiene Alimentar e Ambiental.

reuters

O abastecimento e comercialização de todas as aves vivas, tanto importadas como locais, foi suspenso enquanto está a ser investigada a origem do vírus, encontrado numa amostra fecal de uma banca do mercado de Ya Oi, em Tuen Mun, recolhida a 16 de maio e que agora testou positivo.

"Com base na informação recolhida, esperamos fazer uma avaliação do risco -- se temos de abater todas as galinhas do mercado, e perceber por quanto tempo temos de suspender o abastecimento", disse Ko Wing-man, secretário para a Saúde e Alimentação, citado pelo jornal South China Morning Post.

O governante não confirmou se a suspensão vai durar 21 dias, como é habitual após a descoberta de vírus aviários.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC