sicnot

Perfil

Mundo

Cinco alunos presos por rabiscar foto do Presidente do Burundi

Um grupo de cinco alunos de uma escola secundária no Burundi foram presos por terem rabiscado uma foto do presidente, Pierre Nkurunziza, que constava num manual escolar, informaram hoje as autoridades.

Pierre Nkurunziza, presidente do Burundi

Pierre Nkurunziza, presidente do Burundi

© Evrard Ngendakumana / Reuters

Segundo o Procurador-Geral do Burundi, Valentin Bagorikunda, um total de 11 estudantes da escola de Muramvya, no centro do país, foram detidos na passada sexta-feira e cinco deles, sendo maiores de idade, ficaram presos a aguardar julgamento, suspeitos de um crime que oscila entre os cinco e os dez anos de prisão.

Os alunos estão acusados de insultarem o chefe de Estado do Burundi, país que atravessa uma grave crise política e humanitária desde o ano passado.

A crise no Burundi iniciou-se em abril de 2015, quando Nkurunziza anunciou que ia concorrer pela terceira vez às eleições, algo proibido pela Constituição e que viola os acordos de 2005.

Desde então, centenas de pessoas morreram e cerca de 250 mil viram-se obrigadas a abandonar as suas habitações de modo a fugir à violência.

Lusa

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.