sicnot

Perfil

Mundo

Cinco alunos presos por rabiscar foto do Presidente do Burundi

Um grupo de cinco alunos de uma escola secundária no Burundi foram presos por terem rabiscado uma foto do presidente, Pierre Nkurunziza, que constava num manual escolar, informaram hoje as autoridades.

Pierre Nkurunziza, presidente do Burundi

Pierre Nkurunziza, presidente do Burundi

© Evrard Ngendakumana / Reuters

Segundo o Procurador-Geral do Burundi, Valentin Bagorikunda, um total de 11 estudantes da escola de Muramvya, no centro do país, foram detidos na passada sexta-feira e cinco deles, sendo maiores de idade, ficaram presos a aguardar julgamento, suspeitos de um crime que oscila entre os cinco e os dez anos de prisão.

Os alunos estão acusados de insultarem o chefe de Estado do Burundi, país que atravessa uma grave crise política e humanitária desde o ano passado.

A crise no Burundi iniciou-se em abril de 2015, quando Nkurunziza anunciou que ia concorrer pela terceira vez às eleições, algo proibido pela Constituição e que viola os acordos de 2005.

Desde então, centenas de pessoas morreram e cerca de 250 mil viram-se obrigadas a abandonar as suas habitações de modo a fugir à violência.

Lusa

  • "Toda a transparência" para os "amigos portugueses"
    0:54
  • Turistas à volta da lua em 2018
    1:21
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22

    Mundo

    Por detrás da alegria do desfile das escolas de samba, há a tensão e a adrenalina dos bastidores do sambódromo. A preparação antes da entrada na avenida é um espetáculo à parte como mostra a correspondente da SIC, no Rio de Janeiro, Ivani Flora

    Correspondente SIC

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06