sicnot

Perfil

Mundo

Coreia do Sul apresenta queixa contra Nissan por falsificação de emissões poluentes

As autoridades sul-coreanas anunciaram hoje que vão apresentar queixa contra o fabricante automóvel japonês Nissan, acusado de ter manipulado as emissões poluentes dos motores a diesel de um dos seus modelos, o Nissan Qashqai.

© Kim Hong-Ji / Reuters

"Vamos apresentar hoje uma queixa-crime" contra o chefe da Nissan na Coreia do Sul, Takehiko Kikuchi, disse à imprensa um responsável do Ministério do Ambiente, Hong Dong-Kon, que aguarda a abertura de uma investigação.

O Governo proibiu a venda na Coreia do Sul do referido modelo.

Em meados de maio, já tinha exigido a retirada de centenas de exemplares e anunciou uma multa de 330 milhões de wons (250 mil euros), com base em testes que revelam que o Qashqai desativa o seu mecanismo de redução de emissões a partir de uma temperatura de 35 graus.

A decisão segue-se a investigações levadas a cabo a 20 modelos de viaturas a diesel em dezembro na Coreia do Sul, na sequência do escândalo de emissões da Volkswagen.

A Nissan, parceira do fabricante francês Renault, negou qualquer manipulação de dados.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.