Descoberta nova espécie de inseto em Bruxelas

Uma nova espécie de inseto foi descoberta num jardim botânico de Bruxelas, uma raridade na Europa, anunciou hoje o Instituto Real de Ciências Naturais da Bélgica.

© Kacper Pempel / Reuters

"Não é todos os dias que se descobre uma nova espécie na Bélgica!", disse num comunicado o entomologista do Instituto Real de Ciências Naturais da Bélgica (IRSNB), Patrick Grootaert.

Batizado de "Drapetis bruscellensis", o animal foi encontrado graças a uma armadilha de insetos instalada em 2015, no jardim botânico Jean Massart, perto da floresta de Soignes, na periferia da capital belga, segundo o comunicado.

Entre os insetos colhidos em etanol pelos cientistas - um inseto de dois milímetros no tórax, brilhante e negro - captou-lhes a atenção. Só ao estudarem cuidadosamente o ADN e a morfologia do inseto - como as partes genitais, as antenas e as pernas -- é que os cientistas se aperceberam da descoberta.

"É extremamente raro descobrir uma nova espécie na Bélgica. A última descoberta de uma nova espécie de inseto foi há mais de 20 anos", realçou M. Grootaert, explicando que "a fauna da Europa ocidental é a mais catalogada do mundo" e que é, portanto, "difícil fazer ainda mais descobertas".

"Drapetis brucellensis é uma espécie que vive sobretudo nos troncos das árvores e nas folhas, nas quais ela insetos ainda mais pequenos que ela, como os ácaros", pormenorizou o IRSNB.

• Zeca Afonso morreu há 30 anos
  • Mariana Mortágua acusa Governo anterior de deixar escapar milhões para offshores

Opinião

Mariana Mortágua e Adolfo Mesquita estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para mais um Esquerda Direita. Mariana Mortágua acusou o Governo anterior de, por opção ou negligência, ter deixado escapar 10 mil milhões de euros para offshores. Já Adolfo Mesquita Nunes, do CDS-PP, desvalorizou o assunto afirmando que serve apenas para desviar as atenções da questão da Caixa Geral de Depósitos

• Compensa comprar a granel?
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

• Descoberta nova espécie de primatas em Angola

Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

• Vestidos da princesa Diana em exposição

As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.