sicnot

Perfil

Mundo

Detido por alegado recrutamento de jihadistas em Valência

A Polícia Nacional espanhola deteve, em Valência, uma pessoa por alegada implicação em atividades de recrutamento, radicalização e promoção de jihadistas em várias redes sociais na Internet.

Em comunicado hoje divulgado, a Polícia Nacional informa que o detido, de nacionalidade marroquina, estabeleceu um complexo esquema virtual destinado à difusão, justificação e enaltecimento do ideal jihadista do Daesh, aliciando à colaboração com aquela organização terrorista.

Agentes da Brigada Provincial de Informação de Valência, com o apoio da Comissária Geral de Informação da Polícia Nacional espanhola, detiveram o suspeito, que, segundo o comunicado, mantinha contacto com um grande número de combatentes integrados no Daesh, entre eles responsáveis destacados em operações em zonas de conflito, como o Iraque e a Síria.

A Polícia considera que esta operação, supervisionada pelo Ministério Público espanhol, permitiu a desativação de um "perigoso elemento radicalizador e promotor de atividades de colaboração terrorista".


Com Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.