sicnot

Perfil

Mundo

Forte sismo de magnitude 6,2 registado no México

Um forte sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter atingiu hoje a costa sul do México, mas até ao momento não existem registos de vítimas ou de danos materiais, informou o Instituto Geológico norte-americano.

Arquivo Reuters

O sismo foi registado às 11:51, hora de Lisboa, com o epicentro localizado no oceano Pacífico a 105 quilómetros (65 milhas) a sudoeste da cidade costeira de Manzanillo e a 641 quilómetros (398 milhas) a oeste da Cidade do México, referiu o instituto USGS (na sigla em inglês), que monitoriza a atividade sísmica a nível mundial.

Poucos minutos depois, às 11:58 hora de Lisboa, foi sentido outro sismo mas de menor magnitude, 5,4.

O epicentro do segundo sismo foi localizado a 96 quilómetros (60 milhas) a sudoeste de Manzanillo, informou o instituto norte-americano.

O coordenador da proteção civil do México, Luis Felipe Puente, escreveu na rede social Twitter que as autoridades do estado ocidental de Jalisco relataram que o sismo foi "sentido ligeiramente na região de Huerta e Cihuatlan, sem danos até ao momento".

As autoridades do estado vizinho de Colima também não relataram até ao momento danos naquela região, referiu o diretor-geral da proteção civil mexicana, Ricardo de la Cruz.

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.