sicnot

Perfil

Mundo

Forte sismo de magnitude 6,2 registado no México

Um forte sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter atingiu hoje a costa sul do México, mas até ao momento não existem registos de vítimas ou de danos materiais, informou o Instituto Geológico norte-americano.

Arquivo Reuters

O sismo foi registado às 11:51, hora de Lisboa, com o epicentro localizado no oceano Pacífico a 105 quilómetros (65 milhas) a sudoeste da cidade costeira de Manzanillo e a 641 quilómetros (398 milhas) a oeste da Cidade do México, referiu o instituto USGS (na sigla em inglês), que monitoriza a atividade sísmica a nível mundial.

Poucos minutos depois, às 11:58 hora de Lisboa, foi sentido outro sismo mas de menor magnitude, 5,4.

O epicentro do segundo sismo foi localizado a 96 quilómetros (60 milhas) a sudoeste de Manzanillo, informou o instituto norte-americano.

O coordenador da proteção civil do México, Luis Felipe Puente, escreveu na rede social Twitter que as autoridades do estado ocidental de Jalisco relataram que o sismo foi "sentido ligeiramente na região de Huerta e Cihuatlan, sem danos até ao momento".

As autoridades do estado vizinho de Colima também não relataram até ao momento danos naquela região, referiu o diretor-geral da proteção civil mexicana, Ricardo de la Cruz.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC