sicnot

Perfil

Mundo

Forte sismo de magnitude 6,2 registado no México

Um forte sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter atingiu hoje a costa sul do México, mas até ao momento não existem registos de vítimas ou de danos materiais, informou o Instituto Geológico norte-americano.

Arquivo Reuters

O sismo foi registado às 11:51, hora de Lisboa, com o epicentro localizado no oceano Pacífico a 105 quilómetros (65 milhas) a sudoeste da cidade costeira de Manzanillo e a 641 quilómetros (398 milhas) a oeste da Cidade do México, referiu o instituto USGS (na sigla em inglês), que monitoriza a atividade sísmica a nível mundial.

Poucos minutos depois, às 11:58 hora de Lisboa, foi sentido outro sismo mas de menor magnitude, 5,4.

O epicentro do segundo sismo foi localizado a 96 quilómetros (60 milhas) a sudoeste de Manzanillo, informou o instituto norte-americano.

O coordenador da proteção civil do México, Luis Felipe Puente, escreveu na rede social Twitter que as autoridades do estado ocidental de Jalisco relataram que o sismo foi "sentido ligeiramente na região de Huerta e Cihuatlan, sem danos até ao momento".

As autoridades do estado vizinho de Colima também não relataram até ao momento danos naquela região, referiu o diretor-geral da proteção civil mexicana, Ricardo de la Cruz.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • Parlamento debate uso de animais no circo: as posições do PCP, Bloco e PAN
    2:03

    País

    O Parlamento discute na próxima quinta-feira três projetos de lei sobre a utilização de animais no circo. O PCP quer ver reforçada da proteção dos animais utilizados nos circos, o Bloco de Esquerda quer proibir a utilização de animais selvagens e o PAN o fim da utilização de todos os animais neste tipo de espetáculos.