sicnot

Perfil

Mundo

Governantes demitidos barricam-se no Palácio Governamental da Guiné-Bissau

Os membros do Governo da Guiné-Bissau, demitidos há duas semanas, estão barricados no Palácio Governamental. Os governantes estão a receber comida através da Cáritas local. Dizem que não abandonam o palácio enquanto não chegar a delegação internacional nomeada para mediar a crise política no país.

(Arquivo)

(Arquivo)

Os ex-governantes barricados defendem que o PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) deve ser chamado a formar um novo executivo.

Querem ainda que o Supremo Tribunal de Justiça declare inconstitucional a nomeação do novo Governo que tomou posse na semana passada.

O Presidente José Mário Vaz nomeou Baciro Djá como primeiro-ministro de forma direta.

O Presidente considerou imoral que 10 milhões de dólares fossem desviados de setores sociais para a realização de eleições antecipadas.

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".