sicnot

Perfil

Mundo

Oito pescadores angolanos estiveram à deriva durante quase 20 dias

Um grupo de oito pescadores angolanos, que alegadamente praticavam pesca ilegal em águas nacionais, foi resgatado com vida depois de quase 20 dias à deriva no mar, anunciou hoje a polícia fiscal.

© Mike Hutchings / Reuters

Em declarações à imprensa, o capitão do navio, Tomás David, disse que a embarcação se fez ao mar no dia 19 de maio, tendo registado uma avaria que os deixou à deriva durante esse período.

Tomás David contou que, depois de duas semanas, ficaram sem alimentação e sem comunicação.

Segundo o subcomissário Júlio Vunge, da polícia fiscal, a localização dos pescadores, na zona de Ambriz, província do Bengo, foi possível através de informação fornecida por plataformas petrolíferas.

Já o chefe da capitania do porto, João Batista, disse que a embarcação e a tripulação não têm a documentação regularizada, pelo que serão aplicadas multas.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.