sicnot

Perfil

Mundo

Polícia venezuelana bloqueia protesto da oposição

A polícia de intervenção venezuelana impediu hoje que um protesto da oposição se dirigisse para a sede da Comissão eleitoral nacional (CEN) em Caracas, e dispersou a marcha que exigia ao Presidente Nicolás Maduro a convocação de um referendo revogatório.

© Carlos Garcia Rawlins / Reute

Pela terceira vez nos últimos dias a polícia impediu pela força uma marcha que se dirigia para a CEN, que a oposição acusa de estar a obstruir a convocação do referendo revogatório e proteger um Presidente que acusam de estar a conduzir o país para o colapso.

Os opositores de Maduro consideram que o país latino-americano poderá dirigir-se para um conflito interno caso as autoridades não permitam a realização do referendo sobre a liderança de Maduro, e quando a situação económica e social continua a degradar-se, incluindo no acesso a diversos bens de primeira necessidade.

Cerca de 1.000 pessoas integraram esta marcha, e entoavam a frase "Este governo vai cair", antes da intervenção policial, onde foi utilizado gás pimenta.

A oposição pretende convocar um referendo antes de 10 de janeiro -- o quarto ano do mandato de seis anos de Maduro --, e quando um voto com sucesso permitiria a convocação de novas eleições, e não a transferência de poder para o vice-presidente.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim