sicnot

Perfil

Mundo

Polícia venezuelana bloqueia protesto da oposição

A polícia de intervenção venezuelana impediu hoje que um protesto da oposição se dirigisse para a sede da Comissão eleitoral nacional (CEN) em Caracas, e dispersou a marcha que exigia ao Presidente Nicolás Maduro a convocação de um referendo revogatório.

© Carlos Garcia Rawlins / Reute

Pela terceira vez nos últimos dias a polícia impediu pela força uma marcha que se dirigia para a CEN, que a oposição acusa de estar a obstruir a convocação do referendo revogatório e proteger um Presidente que acusam de estar a conduzir o país para o colapso.

Os opositores de Maduro consideram que o país latino-americano poderá dirigir-se para um conflito interno caso as autoridades não permitam a realização do referendo sobre a liderança de Maduro, e quando a situação económica e social continua a degradar-se, incluindo no acesso a diversos bens de primeira necessidade.

Cerca de 1.000 pessoas integraram esta marcha, e entoavam a frase "Este governo vai cair", antes da intervenção policial, onde foi utilizado gás pimenta.

A oposição pretende convocar um referendo antes de 10 de janeiro -- o quarto ano do mandato de seis anos de Maduro --, e quando um voto com sucesso permitiria a convocação de novas eleições, e não a transferência de poder para o vice-presidente.

Lusa

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.