sicnot

Perfil

Mundo

Polícia venezuelana bloqueia protesto da oposição

A polícia de intervenção venezuelana impediu hoje que um protesto da oposição se dirigisse para a sede da Comissão eleitoral nacional (CEN) em Caracas, e dispersou a marcha que exigia ao Presidente Nicolás Maduro a convocação de um referendo revogatório.

© Carlos Garcia Rawlins / Reute

Pela terceira vez nos últimos dias a polícia impediu pela força uma marcha que se dirigia para a CEN, que a oposição acusa de estar a obstruir a convocação do referendo revogatório e proteger um Presidente que acusam de estar a conduzir o país para o colapso.

Os opositores de Maduro consideram que o país latino-americano poderá dirigir-se para um conflito interno caso as autoridades não permitam a realização do referendo sobre a liderança de Maduro, e quando a situação económica e social continua a degradar-se, incluindo no acesso a diversos bens de primeira necessidade.

Cerca de 1.000 pessoas integraram esta marcha, e entoavam a frase "Este governo vai cair", antes da intervenção policial, onde foi utilizado gás pimenta.

A oposição pretende convocar um referendo antes de 10 de janeiro -- o quarto ano do mandato de seis anos de Maduro --, e quando um voto com sucesso permitiria a convocação de novas eleições, e não a transferência de poder para o vice-presidente.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.