sicnot

Perfil

Mundo

Uivos de lobos em coro podem revelar existência de crias na alcateia

Os uivos de lobos em coro podem revelar a existência de crias na alcateia, durante a sua época de reprodução, segundo um estudo das universidades espanholas de Valência e Oviedo.

Reuters

O trabalho, publicado na revista Plos One, avaliou, através de modelos matemáticos, a utilidade da análise a gravações de uivos de lobos em coro, para identificar a presença de crias nas alcateias, segundo Vicente Palacios, do Instituto Cavanilles de Biodiversidade e Biologia Evolutiva da Universidade de Valência (UV).

As alcateias emitem vocalizações conhecidas como uivos, em coro, permitindo que estes sons revelem a existência de crias durante a época de reprodução, e por isso, são úteis para determinar o estado reprodutivo das alcateias, assegura Vicente Palacios, num comunicado divulgado hoje pela UV.

A estrutura acústica destes coros é complexa, tornando a distinção da presença de crias, através de uivos, difícil, mesmo para observadores experientes, afirma Vicente Palacios.

Segundo o investigador, para chegar a estas conclusões, foram analisados 110 coros de uivos emitidos por lobos ibéricos, sobre os quais se conhecia a composição do grupo, incluindo a presença ou ausência de crias.

O estudo revelou que a distribuição da energia acústica dos coros se concentra em frequências mais altas quando as crias participam.

Assim, com a criação de modelos matemáticos, foi possível identificar com êxito a presença de crias nos uivos em coro, num total de 94% dos casos analisados.

O investigador José V. López-Bao, da Unidade Mista de Investigação em Biodiversidade, da Universidade de Oviedo, indicou que a análise quantitativa dos uivos em coro "é um método objetivo, preciso e de fácil implementação e independente da experiencia do observador".

"Todas estas vantagens são especialmente relevantes no caso de seguimento de populações de lobos, a grande escala ou quando existem muitos observadores envolvidos", assinala López-Bao.

Esta metodologia foi aplicada recentemente no seguimento de populações de lobos levadas a cabo no Parque Nacional dos Picos da Europa, na comunidade autónoma da Galiza e na estimação nacional de alcateias, realizada entre 2012 e 2014, promovida e coordenada pelo Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente.

O trabalho foi realizado pelo Instituto de Cavanilles da Biodiversidade e Biologia Evolutiva da UV, pela Unidade Mista de Investigação em Biodiversidade e pelo Departamento de Matemáticas, ambos da Universidade de Oviedo, mas também, pela empresa Arena S.L

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.