sicnot

Perfil

Mundo

Avião norte-americano intercetado "de forma perigosa" por caças chineses

Um avião de reconhecimento norte-americano foi intercetado de "forma perigosa" por caças chineses sobre o Mar da China Oriental, anunciou na terça-feira um porta-voz do Pentágono, embora relativizando a manobra.

© Reuters Photographer / Reuter

Segundo o porta-voz do comando das forças norte-americanas no Pacífico, David Benham, dois caças chineses voaram demasiado próximo de um avião de reconhecimento RC-135 norte-americano que efetuava uma patrulha de rotina.

"Depois de uma primeira análise, parece ter-se tratado de um caso de falta de profissionalismo porque não houve nenhuma outra manobra provocadora ou perigosa", acrescentou o mesmo responsável.

A China, o Japão e Taiwan mantêm disputas sobre a soberania territorial de ilhas no Mar da China Oriental.

Pequim reivindica, por outro lado, a quase totalidade do Mar da China Meridional, onde as infraestruturas que tem construído em ilhas disputadas provocaram a ira de países vizinhos, como o Vietname, Filipinas, Brunei e Malásia, que também as reclamam parcial ou totalmente.

Embora os Estados Unidos se abstenham de "tomar posição" nessas contendas defendem a liberdade de navegação naquelas águas.

Os Estados Unidos e a China abordaram precisamente a questão na terça-feira em discussões "profundas", sublinhou o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, de visita a Pequim.

Lusa

  • Passos acusa Governo de "sacudir água do capote"

    País

    O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, acusou este sábado o Governo de "sacudir a água do capote" para não assumir a responsabilidade pelo que está a ser decidido, usando uma política de comunicação que considerou ser um "embuste".

  • Quase 200 polícias solidários com agentes acusados
    2:29

    País

    Perto de 200 polícias manifestaram-se este sábado na sede da PSP em Alfragide, em solidariedade com os 18 agentes acusados no processo Cova da Moura. O Sindicato Nacional de Polícia associou-se ao protesto e diz existir um aproveitamento político do caso.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.