sicnot

Perfil

Mundo

Avião norte-americano intercetado "de forma perigosa" por caças chineses

Um avião de reconhecimento norte-americano foi intercetado de "forma perigosa" por caças chineses sobre o Mar da China Oriental, anunciou na terça-feira um porta-voz do Pentágono, embora relativizando a manobra.

© Reuters Photographer / Reuter

Segundo o porta-voz do comando das forças norte-americanas no Pacífico, David Benham, dois caças chineses voaram demasiado próximo de um avião de reconhecimento RC-135 norte-americano que efetuava uma patrulha de rotina.

"Depois de uma primeira análise, parece ter-se tratado de um caso de falta de profissionalismo porque não houve nenhuma outra manobra provocadora ou perigosa", acrescentou o mesmo responsável.

A China, o Japão e Taiwan mantêm disputas sobre a soberania territorial de ilhas no Mar da China Oriental.

Pequim reivindica, por outro lado, a quase totalidade do Mar da China Meridional, onde as infraestruturas que tem construído em ilhas disputadas provocaram a ira de países vizinhos, como o Vietname, Filipinas, Brunei e Malásia, que também as reclamam parcial ou totalmente.

Embora os Estados Unidos se abstenham de "tomar posição" nessas contendas defendem a liberdade de navegação naquelas águas.

Os Estados Unidos e a China abordaram precisamente a questão na terça-feira em discussões "profundas", sublinhou o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, de visita a Pequim.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.