sicnot

Perfil

Mundo

Avião norte-americano intercetado "de forma perigosa" por caças chineses

Um avião de reconhecimento norte-americano foi intercetado de "forma perigosa" por caças chineses sobre o Mar da China Oriental, anunciou na terça-feira um porta-voz do Pentágono, embora relativizando a manobra.

© Reuters Photographer / Reuter

Segundo o porta-voz do comando das forças norte-americanas no Pacífico, David Benham, dois caças chineses voaram demasiado próximo de um avião de reconhecimento RC-135 norte-americano que efetuava uma patrulha de rotina.

"Depois de uma primeira análise, parece ter-se tratado de um caso de falta de profissionalismo porque não houve nenhuma outra manobra provocadora ou perigosa", acrescentou o mesmo responsável.

A China, o Japão e Taiwan mantêm disputas sobre a soberania territorial de ilhas no Mar da China Oriental.

Pequim reivindica, por outro lado, a quase totalidade do Mar da China Meridional, onde as infraestruturas que tem construído em ilhas disputadas provocaram a ira de países vizinhos, como o Vietname, Filipinas, Brunei e Malásia, que também as reclamam parcial ou totalmente.

Embora os Estados Unidos se abstenham de "tomar posição" nessas contendas defendem a liberdade de navegação naquelas águas.

Os Estados Unidos e a China abordaram precisamente a questão na terça-feira em discussões "profundas", sublinhou o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, de visita a Pequim.

Lusa

  • Presidente catalão garante ter plano de contingência
    2:14
  • "Não há um verdadeiro debate democrático em Espanha"
    2:24
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    No Quadratura do Círculo desta quinta-feira, José Pacheco Pereira disse que este braço de ferro em território espanhol reforça a linha autoritária que existe em Espanha. Jorge Coelho considera que é urgente recorrer à diplomacia para definir um caminho a médio ou a longo prazo. Já o gestor Manuel Queiró afirma que Portugal não deve encarar este referendo com condescendência. 

  • Subimos ao novo miradouro no pilar da Ponte 25 de Abril
    2:06
  • Uber perde licença para operar em Londres

    Economia

    O regulador de transporte de Londres decidiu hoje que vai retirar à Uber a licença para operar na capital britânica. A proibição entra em vigor no final deste mês e vai afetar 40 mil motoristas da empresa multinacional norte-americana.

  • 60 sobreviventes resgatados dos escombros no México
    1:21