sicnot

Perfil

Mundo

Avião norte-americano intercetado "de forma perigosa" por caças chineses

Um avião de reconhecimento norte-americano foi intercetado de "forma perigosa" por caças chineses sobre o Mar da China Oriental, anunciou na terça-feira um porta-voz do Pentágono, embora relativizando a manobra.

© Reuters Photographer / Reuter

Segundo o porta-voz do comando das forças norte-americanas no Pacífico, David Benham, dois caças chineses voaram demasiado próximo de um avião de reconhecimento RC-135 norte-americano que efetuava uma patrulha de rotina.

"Depois de uma primeira análise, parece ter-se tratado de um caso de falta de profissionalismo porque não houve nenhuma outra manobra provocadora ou perigosa", acrescentou o mesmo responsável.

A China, o Japão e Taiwan mantêm disputas sobre a soberania territorial de ilhas no Mar da China Oriental.

Pequim reivindica, por outro lado, a quase totalidade do Mar da China Meridional, onde as infraestruturas que tem construído em ilhas disputadas provocaram a ira de países vizinhos, como o Vietname, Filipinas, Brunei e Malásia, que também as reclamam parcial ou totalmente.

Embora os Estados Unidos se abstenham de "tomar posição" nessas contendas defendem a liberdade de navegação naquelas águas.

Os Estados Unidos e a China abordaram precisamente a questão na terça-feira em discussões "profundas", sublinhou o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, de visita a Pequim.

Lusa

  • Morreu José Manuel Castello-Lopes

    Cultura

    O empresário de cinema morreu esta quinta-feira aos 86 anos. A notícia da morte foi avançada hoje pela Academia Portuguesa de Cinema na sua página de Facebook.

  • Grupo armado mata 26 cristãos no Egipto
    1:03
  • O "chega p'ra lá" de Trump
    2:35
  • Oliveira Costa "era incompetente para todos os lugares em que eu o vi"
    3:12
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    O caso BPN esteve em destaque no programa Quadratura do Circulo desta quinta-feira. Pacheco Pereira relembrou que os maiores prejuízos são posteriores à nacionalização e responsabiliza José Sócrates. O Jorge Coelho disse que se fez justiça e que é uma prova que o Estado de direito português está a funcionar. Lobo Xavier garantiu também que Oliveira Costa era incompetente por natureza.

  • A promessa e a peregrinação do Presidente no Luxemburgo
    2:28

    País

    O Presidente da República promete voltar ao Luxemburgo até ao final do ano, se houver mais 10 mil portugueses recenseados até julho. Marcelo Rebelo de Sousa participou esta quinta-feira na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, que todos os anos recebe milhares de emigrantes portugueses.

    Enviados SIC

  • Álcool é "de longe" a droga mais consumida pelos portugueses

    País

    O álcool é, "de longe", a substância mais consumida pelos portugueses que responderam ao maior inquérito `online` sobre consumo de drogas, com mais de 14% dos homens a descreveram padrões considerados problemáticos, segundo os resultados hoje divulgados.