sicnot

Perfil

Mundo

China pede ADN a requerentes de passaporte na região de Xinjiang

​Requerentes de passaporte da região chinesa de Xinjiang, onde vivem minorias muçulmanas, terão de passar a apresentar amostras de ADN para terem o documento, revela hoje o jornal oficial Global Times.

© Pascal Lauener / Reuters

Segundo o jornal, há ainda outros requisitos, como a entrega de fotografias tridimensionais ou gravações de voz.

Em algumas zonas de Xijiang têm aumentado, nos últimos anos, os confrontos entre grupos locais e as forças de segurança chinesas, que já provocaram centenas de mortos.

O Governo chinês tem aumentado as medidas de segurança e controlo em Xinjiang nos últimos anos com o argumento de que os confrontos armados e os atentados na zona são obra de grupos terroristas ligados ao extremismo islâmico internacional.

No entanto, esses ataques não costumam ser reivindicados por qualquer organização e grupos no exílio da etnia uigur, uma das principais de Xinjiang, denunciam que Pequim usa a desculpa da segurança para reprimir a cultura e a religião na zona.

Uma das zonas onde estão a ser feitas as novas exigências é Ili onde, segundo o Global Times, os pedidos de passaporte pela população para viagens a Hong Kong, Macau e Taiwan aumentaram cinco vezes no ano passado (de 20 mil para 100 mil), tendo as autoridades reconhecido já que querem baixar os números para os níveis de 2014.

Macau e Hong Kong são duas regiões chinesas mas com administração especial, em respeito pelo princípio "um país, dois sistemas", gozando de ampla autonomia e de liberdades que não existem no resto da China.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.