sicnot

Perfil

Mundo

Governo catalão termina pacto de estabilidade com o único partido apoiante

O presidente do Governo Regional da Catalunha deu hoje por terminado o pacto de estabilidade com o único partido que apoiava o executivo independentista.

© Albert Gea / Reuters

A rutura entre os partidos deve-se ao facto do partido da extrema-esquerda ter vetado o orçamento regional, acabando por provocar uma cisão no executivo de Barcelona.

O desentendimento poderá vir a ter consequências no braço-de-ferro com o poder central de Madrid.

O governo catalão conta agora com o apoio de 62 deputados no Parlamento Regional. Artur Mas já adiantou que não apresentará um novo orçamento, fazendo questão de negar que esta crise travará o movimento pró-independência da Catalunha.

  • Encontradas 120 botijas de gás para "um ou vários atentados"
  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Nicolás Maduro quer convocar "cimeira mundial de solidariedade"

    Mundo

    O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, reiterou este sábado que convocará uma "cimeira mundial de solidariedade" com o país, que permita atenuar a "campanha criminosa" que considera existir contra a Venezuela, cujo Governo está cada vez mais isolado internacionalmente.

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.