sicnot

Perfil

Mundo

Polícia afastado do caso de violação coletiva no Rio de Janeiro é exonerado

O delegado que tinha sido afastado da liderança da investigação à violação coletiva de uma adolescente brasileira no Rio de Janeiro, sendo acusado pela vítima de tê-la culpado pelo abuso, foi exonerado do cargo.

A informação da exoneração de Alessandro Thiers da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática consta de um comunicado da Polícia Civil, divulgado internamente na terça-feira e citado pela imprensa brasileira.

Segundo o jornal O Globo, que cita fontes da polícia, o delegado pediu para ser dispensado.

O Ministério Público do Rio de Janeiro tinha solicitado a abertura de um inquérito para investigar a conduta de Alessandro Thiers no caso da violação coletiva de uma jovem de 16 anos no dia 22 de maio.

Segundo declarações da jovem, ela foi violada por 33 homens armados, que depois publicaram nas redes sociais vídeos e fotos do crime, que servem de prova.

De acordo com a defesa da vítima, que pediu o afastamento de Alessandro Thiers do caso, ele chegou a perguntar à adolescente se ela "tinha o hábito" de participar em orgias.

O caso da violação da adolescente por mais de 30 homens abalou o Brasil e colocou o país a discutir a "cultura da violação".

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma mulher é violada a cada onze minutos no país.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Deputados britânicos debatem hoje petição que desvaloriza visita de Donald Trump

    Mundo

    Os deputados britânicos debatem hoje uma petição que reclama que a futura visita de Estado do Presidente norte-americano, Donald Trump, seja reduzida a uma visita oficial, enquanto dezenas de milhares de pessoas se manifestam sobre o mesmo assunto. Dezenas de milhares de pessoas são esperadas hoje nas ruas de várias cidades do Reino Unido, em protestos organizados para coincidir com a discussão no parlamento (na Câmara dos Comuns) de uma petição 'online' que já tem quase dois milhões de subscritores.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Matteo Renzi demite-se da liderança do Partido Democrático

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi demitiu-se hoje da liderança do Partido Democrata (PD), uma decisão que faz parte de uma estratégia para retomar o controlo da formação de centro-esquerda, onde uma minoria mais à esquerda ameaça cindir-se.