sicnot

Perfil

Mundo

Presidente turco ratifica lei que dita fim da imunidade parlamentar

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ratificou na terça¬-feira a controversa lei que permite levantar a imunidade de quase 150 deputados, sobretudo da ala pró-curda, informa a imprensa local.

Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia.

Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia.

© Umit Bektas / Reuters

O Parlamento turco aprovou, a 20 de maio, uma reforma constitucional que implica o levantamento da imunidade aos deputados que estejam sob investigação judicial.

A esquerda pró-curda considera a legislação um "golpe de Estado", já que afeta a grande maioria dos seus deputados.

Atualmente, 148 deputados de um total de 550 encontram-se expostos a processos judiciais, incluindo 50 dos 59 eleitos pelo Partido Democrático dos Povos (HDP, esquerda e pró-curdo), segundo o jornal Birgün.

O HDP é acusado pelo poder turco de ser o "braço político" do ilegalizado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado uma "organização terrorista" por Ancara, Washington e Bruxelas.

Lusa

  • Nuno Espírito Santo volta a desenhar no quadro
    6:54

    Desporto

    O treinador do FC Porto usou hoje de novo o marcador para desenhar e assim tentar explicar-se melhor. Foi na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Sporting de Braga. "Sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e análise", disse. "Não reparem no desenho, prestem atenção ao conteúdo".

  • "A frase que mais ouço quando digo que sou blogger é: 'Mas dá para viver disso?'"

    Web Summit

    É certo e sabido que a internet e as redes sociais abriram as portas a novas realidades laborais e sobretudo a oportunidades profissionais espalhadas um pouco por todo o mundo. Portugal não foge à regra e é cada vez mais uma parte desse todo, como o demonstra a organização da WebSummit para o triénio 2016-18. Foi precisamente por lá que encontramos a Sara Riobom, uma engenheira industrial convertida à blogosfera e a fazer vida disso mesmo.

    Martim Mariano