sicnot

Perfil

Mundo

Quatro mortos em repressão policial de protesto estudantil na Papua Nova Guiné

Pelo menos quatro pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas hoje na Papua Nova Guiné, depois de a polícia ter aberto fogo contra um protesto de estudantes na capital, Port Moresby, segundo os media locais.

© Stringer . / Reuters

Centenas de estudantes planeavam marchar da Universidade da Papua Nova Guiné até ao Parlamento como parte de um protesto que começou há cinco semanas contra a atuação do primeiro-ministro, Peter O'Neill, face às acusações de corrupção e pela sua gestão da economia.

A polícia, que ainda não se pronunciou sobre os incidentes, não permitiu que os estudantes saíssem do campus universitário, segundo a austraçiana ABC.

"Dispararam contra a multidão (...), lançaram gás lacrimogénio. Muitos dos estudantes caíram, ficaram feridos e não sabemos quantas vítimas existem neste momento", disse Gerald Peni, um dos universitários, à cadeia televisiva australiana.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC