Urina para aquecer a água do duche ou para cozinhar
08.06.2016 16h21
"Que quantidade de urina se perde ao longo dos anos?", questionou-se um dia Gabriel Luna-Sandoval. Nove anos mais tarde, no México, criou uma tecnologia que permite utilizar a urina para aquecer água, cozinhar ou mesmo facilitar as viagens espaciais.

Gabriel Luna-Sandoval mostra a cuba acrílica onde é guardada e transformada a urina.
Ao efetuar a eletrólise da urina, este cientista mexicano de 41 anos consegue separar as moléculas de hidrogénio e de oxigénio que constituem o líquido. O hidrogénio é então utilizado para produzir biogás.
O oxigénio resultante da eletrólise pode mesmo ser utilizado para respirar em caso de emergência, nomeadamente pelos astronautas nas longas viagens pelo espaço. Segundo o inventor, poderão levar consigo um pequeno reservatório com o qual poderão extrair o oxigénio da sua própria urina.
Mas para o cientista da Universidade de Sonora, o principal objetivo da sua invenção é o de conseguir uma alternativa ecológica ao gás de petróleo liquefeito (GPL), que contribui para o aquecimento global, polui as ruas e mesmo o interior das casas.
"Que quantidade de urina se perde ao longo dos anos?", foi esta a questão que lançou Luna-Sandoval nesta busca. "Um adulto produz 1,4 litros de urina por dia", são 25550 litros em 50 anos.
O engenheiro mecânico inventou então um protótipo: uma pequena cuba acrílica com 20 centímetros quadrados equipada de elétrodos metálicos onde é guardada e transformada a urina.
Para aquecer a água para um duche de 15 minutos, são apenas necessários 13 a 21 mililitros deste "líquido vital", explica Luna-Sandoval. E para cozinhar uns feijões numa panela durante uma hora, de 70 a 130 mililitros.
Este biogás é inodoro. "Nem os feijões nem a água do duche" vão fazer lembrar a origem do combustível, garante o cientista a sorrir.
Mas para reduzir os odores provocados pela concentração de amoníaco ao longo dos dias dentro da cuba, "passamos a urina por um filtro especial", explica à agência France Press.
E o hidrogénio produzido no reservatório pode também ser utilizado para fazer funcionar motores de combustão interna. "Já fizemos experiências para fazer funcionar pequenos geradores de eletricidade", revela.
Para recolher a urina diretamente nas casas de banho, o inventor propõe a instalação de uma ligação por canos até um reservatório de transformação.
Esta tecnologia foi patenteada há cerca de um mês e, de acordo com Ulises Cano, membro do Sistema Nacional de Investigadores do México e perito em eletroquímica, esta invenção "não é descabida" e possui mesmo "viabilidade técnica. Resta saber se tem de facto"viabilidade económica".
Relacionados
-
Investigadores produzem fertilizantes e eletricidade através da urina humana
Investigadores da Universidade do Minho estão a produzir fertilizantes e eletricidade com urina humana, um projeto que despertou interesse junto da NASA e que, segundo os autores, pode revolucionar regiões remotas.
Na Homepage
-
Capitalização da CGD eleva défice português para 2.º maior da UE em 2017
23.04.2018 às 11h07
- 0:57
Greve dos trabalhadores da EMEF pode afetar circulação no metro do Porto
23.04.2018 às 10h07
-
-
-
-
Kate Middleton deu entrada na maternidade em trabalho de parto
Está por horas o nascimento do terceiro filho dos príncipes William e Kate. A duquesa de Cambridge deu entrada, esta manhã, na maternidade do Hospital de St. Mary, em Londres.
Em atualização
23.04.2018 às 8h40
-
Presidente francês inicia hoje visita de Estado aos EUA
Emmanuel Macron, Presidente francês, inicia hoje uma visita de três dias a Washington, onde deverá apelar ao Presidente norte-americano para que mantenha o acordo nuclear iraniano e o envolvimento dos EUA na Síria.
23.04.2018 às 9h45
-
Retomadas buscas por pescador desaparecido no rio Minho
As operações de busca pelo pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço, distrito de Viana do Castelo, foram retomadas às 07:30 de hoje, disse à Lusa uma fonte da Polícia Marítima de Caminha.
23.04.2018 às 8h54
- 2:30
"O Sporting consegue aliar aos bons resultados, boas exibições"
23.04.2018 às 8h30
-
Pelo menos 20 mortos e 30 feridos em bombardeamento aéreo saudita no Iémen
23.04.2018 às 10h50
- 1:40
- 0:46
Cão parcialmente cego e surdo salva criança na Austrália
Na Austrália, uma história está a emocionar o mundo. Um cão parcialmente cego e surdo salvou, na semana passada, uma criança de 3 anos que estava desaparecida.
22.04.2018 às 16h50
- 3:09
Foi multada porque avisou polícia sobre despejo de lixo na rua
Em Carnaxide, uma mulher apresentou queixa por causa do despejo de monos na rua. Até aqui tudo bem, inclusive quando a polícia dá início ao processo. O problema surge quando a multa é passada a quem se queixou e o caso se arrasta em tribunal.
22.04.2018 às 21h15