sicnot

Perfil

Mundo

Cidade síria de Daraya recebe primeira coluna com ajuda alimentar desde 2012

Uma coluna humanitária com alimentação entrou na noite de quinta-feira em Daraya, o que acontece pela primeira vez desde o início do cerco, em 2012, desta cidade rebelde pelo regime sírio, anunciou um dirigente do Crescente Vermelho.

© Stringer . / Reuters

"Nove camiões estão em vias de serem descarregados em Daraya. Eles contêm ajuda alimentar, como alimentos secos e sacos de farinha, ajuda não-alimentar, bem como ajuda médica", afirmou Tammam Mehrez, diretor de operações do Crescente Vermelho sírio, à AFP.

Especificou que a ajuda alimentar chega "para um mês", mas sem adiantar o número de famílias ou pessoas que vão beneficiar.

Daraya foi uma das primeiras cidades a rebelar-se contra o regime, em 2012, e também uma das primeiras a ser cercada.

A cidade, situada a uma dezena de quilómetros a sudoeste da capital, ainda tem oito mil habitantes.

Lusa

  • Moutinho e Rafael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • "Procedi nesta matéria como procedo em todas as outras"
    0:40

    País

    O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, não esclarece se falou diretamente com Rui Rio sobre o projeto de lei dos combustíveis do CDS antes do voto favorável estar decidido. No entanto, disse que o processo de decisão foi igual a todos os outros. O presidente do PSD era contra o diploma dos centristas.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.