sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos 23 mortos em dois ataques suicidas em Bagdad

Pelo menos 23 pessoas morreram, entre as quais quatro soldados, em dois ataques suicidas no norte e a sudeste da capital, Bagdad, um deles reivindicado pelo Daesh.

© Khalid Al Mousily / Reuters

O atentado mais grave, que matou 19 pessoas e feriu 62 no bairro de Nova Bagdad, foi provocado por um condutor que detonou os explosivos do carro-bomba, no sudeste da capital iraquiana.

O grupo jihadista Daesh assumiu a autoria do ataque e identificou o suicida como Abu Muyahid al Iraqi, num comunicado difundido nas redes sociais, mas de autenticidade ainda não confirmada.

Na mesma nota assegurava-se também que os explosivos foram ativados ao pé de um agrupamento de combatentes da milícia pró-governamental Multidão Popular.

Segundo uma fonte policial, o ataque aconteceu perto do cinema "Al Beidaa" e causou, para além das mortes e ferimentos, numerosos danos materiais nos edifícios e veículos em redor.

Quatro soldados morreram e onze pessoas ficaram feridas no segundo atentado, a um quartel militar na zona de Al Tayi, a 30 quilómetros a norte de Bagdad.

O autor do ataque levava um cinturão de explosivos junto ao corpo e detonou-o à entrada das instalações militares.

Nas últimas semanas têm sido registados muitos ataques aos mercados e cafés populares em várias cidades do país, reivindicados na sua maioria pelo Daesh.

No passado dia 17 de maio, pelo menos 36 pessoas morreram e várias dezenas foram feridas, numa nova onda de atentados com a marca do Daesh em Bagdad, que sofreu, nessas datas, a mais grave série de ataques do ano.


Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.