sicnot

Perfil

Mundo

Keiko Fujimori reconhece derrota nas presidenciais do Peru

A candidata à presidência do Peru, Keiko Fujimori, reconheceu esta sexta-feira a derrota, cinco dias após o escrutínio ganho por Pedro Pablo Kuczynski (centro-direita).

© Mariana Bazo / Reuters

"Aceitamos democraticamente os resultados", declarou Keiko Fujimori, lembrando ao futuro presidente que vai ser uma opositora de peso. O partido de Keiko Fujimori, Fuerza Popular, está em maioria no parlamento.

"Fuerza Popular foi escolhida pela população para o papel de oposição, que vamos cumprir com firmeza. Seremos uma oposição responsável que pensará no futuro do país", acrescentou Keiko Fujimori, rodeada pelos deputados eleitos.

O partido da filha do antigo presidente peruano Alberto Fujimori - a cumprir 25 anos de prisão por corrupção e crimes contra a humanidade - conquistou 73 dos 130 lugares do parlamento nas legislativas de 10 de abril, realizadas ao mesmo tempo que a primeira volta das presidenciais.

Keiko venceu a primeira volta com 39% dos votos contra 21% para Pedro Pablo Kuczynski.

Com uma vantagem de pouco mais de 40 mil votos, num total de 31 milhões de habitantes, Kuczynski vai liderar um país profundamente dividido.

O candidato de centro-direita, cujas iniciais são também as do seu partido, Peruanos por el Kambio (Peruanos pela Mudança), obteve 50,12% dos sufrágios contra 49,88% da rival de direita.

A cerimónia de posse do novo presidente está marcada para 28 de julho.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.