Obama autoriza postura mais agressiva das tropas norte-americanas no Afeganistão
10.06.2016 17h01
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, autorizou as forças militares do seu país no Afeganistão a atacar mais diretamente os talibãs, grupo muçulmano extremista que ameaça o Governo de Cabul, disse hoje um responsável norte-americano.

© Carlos Barria / Reuters
Apesar da presença durante mais de 14 anos de milhares de elementos das tropas da NATO para apoiar as autoridades afegãs e dezenas de milhões em ajuda militar e civil, os talibãs estão a recuperar terreno.
As forças norte-americanas, que já são mentores no terreno das forças especiais afegãs, agora irão fornecer o mesmo suporte para o exército regular que luta contra os talibãs.
"As forças dos Estados Unidos irão fornecer um apoio mais ativo para o exército regular afegão em dois aspetos cruciais, especialmente através do apoio aéreo e acompanhando e aconselhando as forças convencionais afegãs no terreno e no ar", disse a fonte.
Diante dessa situação delicada no terreno, o Presidente Obama decidiu manter um contingente de 9.800 homens durante a maior parte de 2016.
Além disso, decidiu deixar 5.500 soldados num pequeno número de bases, em vez de remover a grande maioria das tropas e limitar a presença dos Estados Unidos a nível diplomática.
Lusa
Relacionados
-
Talibãs ganham 17,6M€ por ano com exploração de minas no Afeganistão
Os talibãs e outros grupos armados ganham cerca 17,6 milhões de euros por ano através da exploração de minas de lápis-lazúli no Afeganistão, segundo um relatório hoje divulgado.
-
Talibãs executam pelo menos 16 passageiros de autocarro no Afeganistão
Talibãs executaram pelo menos 16 passageiros que circulavam a bordo de "três ou quatro autocarros" no norte do Afeganistão e mantêm outros 30 reféns, informou hoje a agência AFP com base em informações dadas pelas autoridades locais.
Na Homepage
- 1:25
- 16:41
Porque somos mães
Na Reportagem Especial desta semana, falamos de mulheres que foram mães recentemente e que procuram uma oportunidade profissional. Têm vontade mas falta-lhes formação. Quanto ao apoio, vai aparecendo no trabalho feito por associações que se dedicam exclusivamente a resolver estes casos.
21.04.2018 às 21h32
- 1:33
-
- 1:19
O "telefone vermelho" entre Coreias é, afinal, branco e já está operacional
21.04.2018 às 15h21
- 2:32
-
-
Índia aprova pena de morte para violadores de crianças com menos de 12 anos
21.04.2018 às 17h27
-
Fotos da semana
Nesta semana que agora termina, mostramos-lhe a atualidade nacional e internacional em imagens.