sicnot

Perfil

Mundo

Ministro das Finanças finlandês deixa cargo depois de perder liderança do partido

O ministro das Finanças finlandês vai deixar o cargo depois ter hoje perdido a liderança do seu partido conservador para o ministro da Administração Interna.

Alexander Stubb

Alexander Stubb

© Francois Lenoir / Reuters

Petteri Orpo ganhou a Alexander Stubb, um antigo primeiro-ministro, com 441 votos contra 361, informou o Partido Coligação Nacional.

Este partido tem quatro cargos num governo de coligação que inclui mais duas forças políticas.

Na Finlândia, habitualmente, os partidos da coligação dividem entre si os cargos e cada líder partidário propõe depois os ministros que vão ocupar os lugares.

"Petteri Orpo vai agora propor os novos ministros do seu partido, provavelmente no fim da semana. O Presidente anuncia depois os novos ministros", esclareceu o responsável pelo grupo parlamentar do Partido Coligação Nacional, Arto Satonen.

Lusa

  • Presidente catalão garante ter plano de contingência
    2:14
  • "Não há um verdadeiro debate democrático em Espanha"
    2:24
    Quadratura do Círculo

    Quadratura do Círculo

    QUINTA-FEIRA 23:00

    No Quadratura do Círculo desta quinta-feira, José Pacheco Pereira disse que este braço de ferro em território espanhol reforça a linha autoritária que existe em Espanha. Jorge Coelho considera que é urgente recorrer à diplomacia para definir um caminho a médio ou a longo prazo. Já o gestor Manuel Queiró afirma que Portugal não deve encarar este referendo com condescendência. 

  • Subimos ao novo miradouro no pilar da Ponte 25 de Abril
    2:06
  • Uber perde licença para operar em Londres

    Economia

    O regulador de transporte de Londres decidiu hoje que vai retirar à Uber a licença para operar na capital britânica. A proibição entra em vigor no final deste mês e vai afetar 40 mil motoristas da empresa multinacional norte-americana.

  • 60 sobreviventes resgatados dos escombros no México
    1:21