sicnot

Perfil

Mundo

Ministro das Finanças finlandês deixa cargo depois de perder liderança do partido

O ministro das Finanças finlandês vai deixar o cargo depois ter hoje perdido a liderança do seu partido conservador para o ministro da Administração Interna.

Alexander Stubb

Alexander Stubb

© Francois Lenoir / Reuters

Petteri Orpo ganhou a Alexander Stubb, um antigo primeiro-ministro, com 441 votos contra 361, informou o Partido Coligação Nacional.

Este partido tem quatro cargos num governo de coligação que inclui mais duas forças políticas.

Na Finlândia, habitualmente, os partidos da coligação dividem entre si os cargos e cada líder partidário propõe depois os ministros que vão ocupar os lugares.

"Petteri Orpo vai agora propor os novos ministros do seu partido, provavelmente no fim da semana. O Presidente anuncia depois os novos ministros", esclareceu o responsável pelo grupo parlamentar do Partido Coligação Nacional, Arto Satonen.

Lusa

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.