sicnot

Perfil

Mundo

Ministro das Finanças finlandês deixa cargo depois de perder liderança do partido

O ministro das Finanças finlandês vai deixar o cargo depois ter hoje perdido a liderança do seu partido conservador para o ministro da Administração Interna.

Alexander Stubb

Alexander Stubb

© Francois Lenoir / Reuters

Petteri Orpo ganhou a Alexander Stubb, um antigo primeiro-ministro, com 441 votos contra 361, informou o Partido Coligação Nacional.

Este partido tem quatro cargos num governo de coligação que inclui mais duas forças políticas.

Na Finlândia, habitualmente, os partidos da coligação dividem entre si os cargos e cada líder partidário propõe depois os ministros que vão ocupar os lugares.

"Petteri Orpo vai agora propor os novos ministros do seu partido, provavelmente no fim da semana. O Presidente anuncia depois os novos ministros", esclareceu o responsável pelo grupo parlamentar do Partido Coligação Nacional, Arto Satonen.

Lusa

  • Capacetes Brancos agradecem Óscar para filme sobre a guerra na Síria
    1:34

    Óscares 2017

    O Óscar para melhor documentário curto foi atribuído a um filme sobre a guerra na Síria. "The White Helmets" retrata o trabalho dos Capacetes Brancos, uma equipa de voluntários que ajuda no salvamento e resgate de habitantes sírios atingidos pelo conflito no país. O Fundador dos Capacetes Brancos já veio fazer um agradecimento público pela atribuição deste galardão. Raed Saleh diz que é uma motivação para os voluntários que todos os dias arriscam a vida para salvar outras pessoas.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16