sicnot

Perfil

Mundo

Explosão no aeroporto de Xangai causada por homem endividado

A polícia chinesa identificou hoje um homem de 29 anos, endividado devido ao jogo online, como suspeito de causar uma explosão no principal aeroporto de Xangai, a capital económica do país, e que causou quatro mortos.

© Aly Song / Reuters

Zhou Xingbai trabalhava numa empresa da área eletrónica na cidade de Kunshan, perto de Xangai, mas perdeu as suas poupanças no jogo e tinha dificuldades em pagar despesas diárias, disse a polícia de Xangai em comunicado.

O homem terá dito aos seus amigos através das redes sociais que "devia dinheiro a muita gente" e estava a preparar-se "para fazer algo extremamente louco", afirmando que perderia a sua "vida inútil de certeza".

Um comunicado difundido anteriormente pelo governo detalhou que Zhou atirou, no domingo, uma garrafa de cerveja cheia de explosivos para um balcão de embarque no terminal dois do aeroporto internacional de Pudong.

A seguir, espetou uma faca no pescoço, antes de ser levado para o hospital em estado crítico.

A polícia disse que ele usou pólvora de fogo-de-artifício no seu explosivo de fabrico caseiro, cujos resíduos foram encontrados no seu quarto alugado em Kunshan.

"Uma garrafa de cerveja com um rastilho a arder rolou em direção à fila de passageiros quando aguardávamos pelo check-in", descreveu a passageira Susan Shen, citada pelo jornal oficial Shanghai Daily.

"E de repente a garrafa explodiu com força, libertando faíscas coloridas como fogo-de-artifício", disse.

Zhou era natural da província de Guizhou, no sudoeste da China, e vivia em Kunshan desde 2014, segundo a polícia.

Ocasionalmente existem relatos de casos deste género na imprensa chinesa.

Em 2013, um homem que se deslocava numa cadeira de rodas detonou uma bomba de fabrico caseiro no aeroporto internacional de Pequim em protesto contra alegada brutalidade policial.

No ano passado, um desempregado causou uma explosão num parque na província de Shandong, que resultou na sua morte e de outra pessoa e deixou 24 feridos.


Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.