sicnot

Perfil

Mundo

Explosão no aeroporto de Xangai causada por homem endividado

A polícia chinesa identificou hoje um homem de 29 anos, endividado devido ao jogo online, como suspeito de causar uma explosão no principal aeroporto de Xangai, a capital económica do país, e que causou quatro mortos.

© Aly Song / Reuters

Zhou Xingbai trabalhava numa empresa da área eletrónica na cidade de Kunshan, perto de Xangai, mas perdeu as suas poupanças no jogo e tinha dificuldades em pagar despesas diárias, disse a polícia de Xangai em comunicado.

O homem terá dito aos seus amigos através das redes sociais que "devia dinheiro a muita gente" e estava a preparar-se "para fazer algo extremamente louco", afirmando que perderia a sua "vida inútil de certeza".

Um comunicado difundido anteriormente pelo governo detalhou que Zhou atirou, no domingo, uma garrafa de cerveja cheia de explosivos para um balcão de embarque no terminal dois do aeroporto internacional de Pudong.

A seguir, espetou uma faca no pescoço, antes de ser levado para o hospital em estado crítico.

A polícia disse que ele usou pólvora de fogo-de-artifício no seu explosivo de fabrico caseiro, cujos resíduos foram encontrados no seu quarto alugado em Kunshan.

"Uma garrafa de cerveja com um rastilho a arder rolou em direção à fila de passageiros quando aguardávamos pelo check-in", descreveu a passageira Susan Shen, citada pelo jornal oficial Shanghai Daily.

"E de repente a garrafa explodiu com força, libertando faíscas coloridas como fogo-de-artifício", disse.

Zhou era natural da província de Guizhou, no sudoeste da China, e vivia em Kunshan desde 2014, segundo a polícia.

Ocasionalmente existem relatos de casos deste género na imprensa chinesa.

Em 2013, um homem que se deslocava numa cadeira de rodas detonou uma bomba de fabrico caseiro no aeroporto internacional de Pequim em protesto contra alegada brutalidade policial.

No ano passado, um desempregado causou uma explosão num parque na província de Shandong, que resultou na sua morte e de outra pessoa e deixou 24 feridos.


Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.