sicnot

Perfil

Mundo

Psicólogo diz em tribunal que Pistorius tem uma depressão

O atleta Oscar Pistorius tem uma depressão, disse um psicólogo ao Tribunal, em Pretória, onde o sul-africano enfrenta o regresso à prisão com a acusação de ter morto a namorada Reeva Steenkamp, há três anos.

© POOL New / Reuters

O atleta paraolímpico terá morto a modelo e advogada no dia de S. Valentim, em 2013, e disse depois ter confundido Reeva Steenkamp com um intruso e ter disparado quatro vezes através da porta da casa de banho.

Vestindo um fato preto, uma camisa branca e uma gravata igualmente preta, o atleta de 29 anos esteve no primeiro dia da audiência no Tribunal de Pretória, acompanhado de alguns familiares.

Oscar Pistorius "apresenta sinais e sintomas de stress pós traumático, ansiedade e depressão", disse o psicólogo Jonathan Scholtz, apresentado pela defesa, depois realizar algumas sessões com o atleta.

"Atualmente, ele não está em condições de testemunhar. A sua situação é severa", acrescentou.

Uma advogada próxima do processo disse à AFP que a sentença para o caso de Oscar Pistorius poderá ser proferida na sexta-feira.

Em março, os advogados de defesa do atleta falharam o prazo para tentar contrariar uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça que elevou a condenação para assassínio.

Oscar Pistorius enfrenta uma pena mínima de 15 anos de prisão por assassínio, mas a sentença pode ser reduzida devido ao tempo que já esteve detido e a outros fatores, como incapacidade.

O atleta deixou a prisão em outubro e passou a prisão domiciliária, ficando na mansão do seu tio, em Pretória.


Lusa

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.