sicnot

Perfil

Mundo

Psicólogo diz em tribunal que Pistorius tem uma depressão

O atleta Oscar Pistorius tem uma depressão, disse um psicólogo ao Tribunal, em Pretória, onde o sul-africano enfrenta o regresso à prisão com a acusação de ter morto a namorada Reeva Steenkamp, há três anos.

© POOL New / Reuters

O atleta paraolímpico terá morto a modelo e advogada no dia de S. Valentim, em 2013, e disse depois ter confundido Reeva Steenkamp com um intruso e ter disparado quatro vezes através da porta da casa de banho.

Vestindo um fato preto, uma camisa branca e uma gravata igualmente preta, o atleta de 29 anos esteve no primeiro dia da audiência no Tribunal de Pretória, acompanhado de alguns familiares.

Oscar Pistorius "apresenta sinais e sintomas de stress pós traumático, ansiedade e depressão", disse o psicólogo Jonathan Scholtz, apresentado pela defesa, depois realizar algumas sessões com o atleta.

"Atualmente, ele não está em condições de testemunhar. A sua situação é severa", acrescentou.

Uma advogada próxima do processo disse à AFP que a sentença para o caso de Oscar Pistorius poderá ser proferida na sexta-feira.

Em março, os advogados de defesa do atleta falharam o prazo para tentar contrariar uma decisão do Supremo Tribunal de Justiça que elevou a condenação para assassínio.

Oscar Pistorius enfrenta uma pena mínima de 15 anos de prisão por assassínio, mas a sentença pode ser reduzida devido ao tempo que já esteve detido e a outros fatores, como incapacidade.

O atleta deixou a prisão em outubro e passou a prisão domiciliária, ficando na mansão do seu tio, em Pretória.


Lusa

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.