sicnot

Perfil

Mundo

Operação de coração aberto a Berlusconi decorre hoje em Itália

A operação de coração aberto ao ex-chefe do Governo italiano Silvio Berlusconi, de 79 anos, começou hoje de manhã, anunciou o hospital San Raffael de Milão, em comunicado.

Andrew Medichini

"Começou às 08:00 (06:00 TMG) esta manhã, a operação de substituição da válvula da aorta ao coração do presidente Silvio Berlusconi", referia-se na nota.

A operação deverá durar cerca de quatro horas e Berlusconi passará dois dias nos cuidados intensivos, antes de uma convalescença de várias semanas, precisou o hospital.

A intervenção é conduzida pelo médico Ottavio Alfieri, à frente do serviço de cirurgia cardíaca do estabelecimento hospitalar milanês.

Ao início da manhã, a jovem companheira do ex-chefe de Governo, Francesca Pascale, apareceu visivelmente emocionada, com um lenço na mão, à janela do quarto do multimilionário. Segundo a imprensa italiana, estavam presentes os filhos de Berlusconi.

O magnata dos media, que completa 80 anos a 29 de setembro, deu entrada a 7 de junho no hospital, depois de sofrer subitamente um ataque cardíaco.

"Estou naturalmente preocupado. Mas estou igualmente muito emocionado pelas numerosas manifestações de estima, apoio e afeto que me são enviadas por todos, mesmo da parte de adversários políticos", escreveu hoje, na página de Facebook.

Numa mensagem anterior, na sexta-feira passada, Berlusconi afirmou-se "sereno".

"Enfrento esta etapa delicada confiando-me a Deus, bem como ao profissionalismo extraordinário dos médicos e do pessoal do hospital", declarou.

O atual primeiro-ministro, Matteo Renzi, desejou-lhe "boa sorte", enquanto o chefe do Partido Popular e anti-imigração da Liga do Norte, Matteo Salvini, ora aliado, ora rival à direita, endereçou-lhe as "os melhores votos para que regresse depressa ao campo".

Na quinta-feira, o médico pessoal, Alberto Zangrillo, explicou durante uma conferência de imprensa que Berlusconi foi internado na quarta-feira "em estado grave".

"A sua vida estava em perigo e ele sabia", insistiu.

O presidente da Forza Itália adoeceu a 5 de junho, dia da primeira volta de importantes eleições municipais parciais em Itália.

Na ocasião, votou pela primeira vez após três anos de interdição de direitos cívicos, no âmbito de uma condenação por fraude fiscal, a única definitiva até à data.


Lusa

  • Este texto é sobre o bom senso. O bom senso que faltou a Passos Coelho quando, esta manhã, depois de uma visita pelas áreas ardidas de Pedrógão Grande, decidiu falar em suicídios. Passos não se referiu a tentativas, mas sim a atos consumados. Deu certezas. Disse que tinha conhecimento de “pessoas que puseram termo à vida” porque “que não receberam o apoio psicológico que deviam.”

    Bernardo Ferrão

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.