sicnot

Perfil

Mundo

Operação de coração aberto a Berlusconi decorre hoje em Itália

A operação de coração aberto ao ex-chefe do Governo italiano Silvio Berlusconi, de 79 anos, começou hoje de manhã, anunciou o hospital San Raffael de Milão, em comunicado.

Andrew Medichini

"Começou às 08:00 (06:00 TMG) esta manhã, a operação de substituição da válvula da aorta ao coração do presidente Silvio Berlusconi", referia-se na nota.

A operação deverá durar cerca de quatro horas e Berlusconi passará dois dias nos cuidados intensivos, antes de uma convalescença de várias semanas, precisou o hospital.

A intervenção é conduzida pelo médico Ottavio Alfieri, à frente do serviço de cirurgia cardíaca do estabelecimento hospitalar milanês.

Ao início da manhã, a jovem companheira do ex-chefe de Governo, Francesca Pascale, apareceu visivelmente emocionada, com um lenço na mão, à janela do quarto do multimilionário. Segundo a imprensa italiana, estavam presentes os filhos de Berlusconi.

O magnata dos media, que completa 80 anos a 29 de setembro, deu entrada a 7 de junho no hospital, depois de sofrer subitamente um ataque cardíaco.

"Estou naturalmente preocupado. Mas estou igualmente muito emocionado pelas numerosas manifestações de estima, apoio e afeto que me são enviadas por todos, mesmo da parte de adversários políticos", escreveu hoje, na página de Facebook.

Numa mensagem anterior, na sexta-feira passada, Berlusconi afirmou-se "sereno".

"Enfrento esta etapa delicada confiando-me a Deus, bem como ao profissionalismo extraordinário dos médicos e do pessoal do hospital", declarou.

O atual primeiro-ministro, Matteo Renzi, desejou-lhe "boa sorte", enquanto o chefe do Partido Popular e anti-imigração da Liga do Norte, Matteo Salvini, ora aliado, ora rival à direita, endereçou-lhe as "os melhores votos para que regresse depressa ao campo".

Na quinta-feira, o médico pessoal, Alberto Zangrillo, explicou durante uma conferência de imprensa que Berlusconi foi internado na quarta-feira "em estado grave".

"A sua vida estava em perigo e ele sabia", insistiu.

O presidente da Forza Itália adoeceu a 5 de junho, dia da primeira volta de importantes eleições municipais parciais em Itália.

Na ocasião, votou pela primeira vez após três anos de interdição de direitos cívicos, no âmbito de uma condenação por fraude fiscal, a única definitiva até à data.


Lusa

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.