sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro mamífero extinto por causa do ser humano

As alterações climáticas provocadas por ação do homem levaram à extinção de uma espécie, revelam cientistas australianos. Um pequeno roedor será assim o primeiro mamífero do planeta a estar extinto por causa do ser humano.

Melomys rubicola

Melomys rubicola

Governo do estado de Queensland

Melomys rubicola ou Bramble Cay melomys desapareceu completamente da pequena ilha situada na Grande Barreira de Coral, no estreito de Torres, que separa Austrália e Papua Nova Guiné, o único local onde existia em todo o mundo.

Este pequeno roedor, considera único mamífero autóctone da Grande Barreira de Coral, foi registado pela primeira vez por europeus em 1845 no recife de coral de Bramble - Bramble Cay. Em 1978, uma expedição científica detetou uma redução do número de animais para apenas algumas centenas, até que, em 2009, a espécie foi vista pela última vez. Em 2014, um relatório recomendou que o estatuto da espécie fosse alterado de "em perigo" para "extinto".

Esta será a primeira extinção de um mamífero causada pela mudança climática provocada pelo homem, indica o relatório elaborado por especialistas e publicado pelo governo do estado australiano de Queensland.

Natalie Waller e Luke Leung, autores do relatório, indicam que a causa para o desaparecimento foi o aumento no nível das águas. As sucessivas inundações na ilha mataram os animais e destruíram o seu habitat.

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.