sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro mamífero extinto por causa do ser humano

As alterações climáticas provocadas por ação do homem levaram à extinção de uma espécie, revelam cientistas australianos. Um pequeno roedor será assim o primeiro mamífero do planeta a estar extinto por causa do ser humano.

Melomys rubicola

Melomys rubicola

Governo do estado de Queensland

Melomys rubicola ou Bramble Cay melomys desapareceu completamente da pequena ilha situada na Grande Barreira de Coral, no estreito de Torres, que separa Austrália e Papua Nova Guiné, o único local onde existia em todo o mundo.

Este pequeno roedor, considera único mamífero autóctone da Grande Barreira de Coral, foi registado pela primeira vez por europeus em 1845 no recife de coral de Bramble - Bramble Cay. Em 1978, uma expedição científica detetou uma redução do número de animais para apenas algumas centenas, até que, em 2009, a espécie foi vista pela última vez. Em 2014, um relatório recomendou que o estatuto da espécie fosse alterado de "em perigo" para "extinto".

Esta será a primeira extinção de um mamífero causada pela mudança climática provocada pelo homem, indica o relatório elaborado por especialistas e publicado pelo governo do estado australiano de Queensland.

Natalie Waller e Luke Leung, autores do relatório, indicam que a causa para o desaparecimento foi o aumento no nível das águas. As sucessivas inundações na ilha mataram os animais e destruíram o seu habitat.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.