sicnot

Perfil

Mundo

UE prolonga missão civil no Kosovo por mais dois anos

O Conselho da União Europeia (UE) decidiu hoje prolongar o mandato da sua missão civil no Kosovo, Eulex, por mais dois anos, até dia 14 de junho de 2018, informou a instituição em comunicado.

© Hazir Reka / Reuters

O Conselho deu também luz verde a um orçamento combinado de 63,6 milhões de euros para o período compreendido entre 15 de junho e 14 de dezembro de 2016 para as operações no Kosovo, e até dia 14 de junho de 2017 para as câmaras especializadas e para o gabinete do procurador.

Este orçamento cobrirá os gastos de 34,5 milhões de euros para a concretização da Eulex, enquanto os restantes 29,1 milhões vão ser destinados a apoiar organismos judiciais.

O objetivo desta missão comunitária é de ajudar e apoiar as autoridades do Kosovo no domínio do Estado de direito, especialmente no que toca à polícia, justiça e alfândegas.

A Eulex Kosovo iniciou-se em 2008 e o seu quartel-general está em Pristina.

Nesse ano, o Kosovo, país com uma população maioritariamente albanesa, declarou a independência unilateral, que foi apoiada pela maioria dos membros da UE e pelos Estados Unidos, mas não pela Rússia, China, Espanha e outros países, incluindo a Sérvia.

Lusa

  • Madrid suspende governo regional da Catalunha

    Mundo

    O chefe do Governo espanhol anunciou hoje que decidiu acionar o artigo 155º da Constituição espanhola e pedir ao Senado a suspensão das funções do governo regional da Catalunha. Em conferência de imprensa justificou a adoção das medidas dada a "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat).

    Em atualização

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.