sicnot

Perfil

Mundo

Dilma Rousseff favorável à realização de eleições se voltar à presidência

A Presidente brasileira com mandato suspenso, Dilma Rousseff, disse que é favorável à realização de novas eleições se voltar a assumir o cargo, de acordo com uma entrevista à imprensa estrangeira.

reuters

"Se forem necessárias novas eleições, eu serei sempre favorável. É preciso considerar uma coisa: não haverá democracia se o meu mandato não for restabelecido" e só então "poderemos consultar a população e ver o que fazer", afirmou, citada pela agência de notícias francesa AFP.

"A única maneira de interromper o mandato de um presidente é se o povo brasileiro o reclamar através de um plesbicito", acrescentou.

Dilma Rousseff já tinha admitido em entrevista à TV Brasil, na semana passada, a possibilidade de um plebiscito, caso consiga reverter a votação do processo de 'impeachment' (destituição) no Senado.

A Presidente brasileira disse estar a falar com políticos e líderes da sociedade civil para tentar um pacto político para salvar a sua carreira, escreve a AFP.

Dilma Rousseff tem o mandato suspenso, desde 12 de maio, por um período de até 180 dias, durante o qual será julgada pelos senadores.

Se dois terços dos senadores (54) votarem pelo seu afastamento definitivo, o Presidente interino, Michel Temer, assumirá permanentemente a Presidência.

Caso tal não aconteça, Dilma Rousseff volta a assumir o comando do país.

Durante a entrevista, Dilma Rousseff invocou também a organização dos Jogos Olímpicos do Rio (entre 05 e 21 de agosto), que se realizam pela primeira vez lugar num país da América Latina e com a cerimónia de abertura a ter lugar durante o período de suspensão da Presidente.

"Suponho que eles me vão convidar para assistir aos Jogos Olímpicos, mas se não me convidarem, eu vou subir a uma árvore e vou ver de binóculos", ironizou.

A Presidente brasileira lamentou que a organização deste evento desportivo planetário "apareça como o produto de um Governo provisório".

  • "Joguem à bola"
    1:35

    Desporto

    Cerca de uma centena de adeptos do Sporting esperaram até perto das 3:00 pela chegada da equipa ao estádio de Alvalade. Depois da eliminação da Taça de Portugal, em Chaves, foi necessário o reforço policial para garantir a segurança da comitiva leonina.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.