sicnot

Perfil

Mundo

Dilma Rousseff favorável à realização de eleições se voltar à presidência

A Presidente brasileira com mandato suspenso, Dilma Rousseff, disse que é favorável à realização de novas eleições se voltar a assumir o cargo, de acordo com uma entrevista à imprensa estrangeira.

reuters

"Se forem necessárias novas eleições, eu serei sempre favorável. É preciso considerar uma coisa: não haverá democracia se o meu mandato não for restabelecido" e só então "poderemos consultar a população e ver o que fazer", afirmou, citada pela agência de notícias francesa AFP.

"A única maneira de interromper o mandato de um presidente é se o povo brasileiro o reclamar através de um plesbicito", acrescentou.

Dilma Rousseff já tinha admitido em entrevista à TV Brasil, na semana passada, a possibilidade de um plebiscito, caso consiga reverter a votação do processo de 'impeachment' (destituição) no Senado.

A Presidente brasileira disse estar a falar com políticos e líderes da sociedade civil para tentar um pacto político para salvar a sua carreira, escreve a AFP.

Dilma Rousseff tem o mandato suspenso, desde 12 de maio, por um período de até 180 dias, durante o qual será julgada pelos senadores.

Se dois terços dos senadores (54) votarem pelo seu afastamento definitivo, o Presidente interino, Michel Temer, assumirá permanentemente a Presidência.

Caso tal não aconteça, Dilma Rousseff volta a assumir o comando do país.

Durante a entrevista, Dilma Rousseff invocou também a organização dos Jogos Olímpicos do Rio (entre 05 e 21 de agosto), que se realizam pela primeira vez lugar num país da América Latina e com a cerimónia de abertura a ter lugar durante o período de suspensão da Presidente.

"Suponho que eles me vão convidar para assistir aos Jogos Olímpicos, mas se não me convidarem, eu vou subir a uma árvore e vou ver de binóculos", ironizou.

A Presidente brasileira lamentou que a organização deste evento desportivo planetário "apareça como o produto de um Governo provisório".

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.