sicnot

Perfil

Mundo

Falha técnica deixa quase 200 mil angolanos sem bilhetes de identidade há seis meses

Um problema técnico está a deixar cerca de 200 mil angolanos sem o Bilhete de Identidade, desde janeiro deste ano, problema que o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola garantiu hoje estar resolvido.

© SIPHIWE SIBEKO / Reuters

Rui Mangueira, que falava em conferência de imprensa sobre a situação do setor que dirige, respondeu a uma questão que tem preocupado nos últimos meses a sociedade angolana e levantado várias reclamações e especulações à volta do assunto.

O governante angolano garantiu que a situação está normalizada e que o "Estado em circunstância alguma deixou de atribuir bilhetes de identidade".

"Qualquer cidadão que tenha o seu recibo pode dirigir-se aos postos dos bilhetes de identidade e levará no máximo cinco dias para recolher o seu bilhete de identidade. Não estamos ainda a entregar o BI na hora, porque a questão tem a ver com o sistema que está neste momento com um conjunto de 200 mil cidadãos na base de dados. Ele deve ser descarregado e essa descarga obriga a criar certas prioridades, razão pela qual nós ainda estamos a levar cinco dias", explicou.

Segundo Rui Mangueira, tão logo a situação se normalize os documentos serão entregues em uma hora, como acontecia até ao mês de janeiro.

Angola conta com 91 postos de emissão de bilhete de identidade e registos civis e criminais.

Lusa

  • Bruno de Carvalho suspenso por mais 90 dias

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, foi suspenso por 90 dias na sequência de declarações proferidas numa entrevista televisiva em março, anunciou esta terça-feira o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

  • Arquivada queixa do Sporting contra Rui Vitória

    Desporto

    O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) arquivou a queixa do Sporting contra o treinador do Benfica, Rui Vitória, por alegada coação do árbitro Artur Soares Dias, foi esta terça-feira anunciado.

  • Viajar a 110 km/h agarrado ao para-brisas de um comboio

    Mundo

    Um homem de 23 anos foi detido por viajar preso a um comboio - mais concretamente ao limpa para-brisas -, que atinge velocidades perto dos 110 quilómetros por hora, numa viagem entre as estações de Leederville e Glendalough, na Austrália.

  • Rapper quer provar que a terra é plana

    Mundo

    O rapper B.o.B. lançou uma campanha na plataforma GoFundMe para enviar satélites que possam comprovar que a Terra é redonda e azul. No ano passado, o norte-americano defendeu nas redes sociais que o planeta é plano.