sicnot

Perfil

Mundo

Nicolás Maduro anuncia nova etapa do diálogo entre a Venezuela e os EUA

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que as relações bilaterais entre Washington e Caracas vão entrar numa nova etapa de diálogo, que passa pela designação de embaixadores de ambos países.

© Carlos Garcia Rawlins / Reute

"Eles (EUA) propuseram que iniciemos uma nova etapa de diálogo, com novos canais de comunicação e um conjunto de encontros de alto nível, de maneira imediata, e eu disse que estava aprovado à canciller (ministra de Relações Exteriores, Delcy Rodríguez). Vamos iniciar esse conjunto de encontros de alto nível, eu concordo", disse.

O anúncio ocorreu durante um encontro com professores, que decorreu hoje no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas.

Durante o encontro, o chefe de Estado venezuelano explicou que o início de uma nova etapa nas relações bilaterais com os EUA tem por base uma proposta feita esta terça-feira pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, à ministra venezuelana de Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, para marcar um encontro bilateral de alto nível.

O presidente Nicolás Maduro disse ter manifestado que está na disposição de regularizar as relações bilaterais e de conceder o acordo a um novo embaixador dos EUA em Caracas, o que aconteceu pela última vez em 2010.

"Oxalá tivessem (os EUA) concedido o 'agrément' a quem designei como embaixador e que este um ano e meio em Washington e não foram capazes de conceder-lhes o agrément e de reconhecê-lo como embaixador. Proponho ao secretário John Kerry, que designemos embaixadores. Eu estou pronto para designar um embaixador em Washington novamente. Estou pronto para regularizas as relações. Tenho três anos propondo abrir uma nova etapa no diálogo", disse.

Desde o início da revolução bolivariana (1998) que as relações entre a Venezuela e os EUA se têm caracterizado por episódios difíceis, com Caracas a acusar Washington, em vários momentos, de estar a conspirar contra o Governo venezuelano.

Lusa

  • Nicolás Maduro só quer referendo revogatório em 2017
    2:13

    Mundo

    Nicolás Maduro admite submeter-se a um referendo revogatório do mandato mas só no próximo ano e se forem cumpridos os requisitos da lei. A oposição já reagiu para reafirmar que a consulta popular é para ser feita este ano apesar de muitas das assinaturas apresentadas não estarem a ser validadas. Nas ruas da Venezuela, a população continua a sofrer com a falta de alimentos.

  • Explosão próximo do aeroporto de Damasco

    Mundo

    A televisão do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do regime sírio, noticiou hoje que a explosão ocorrida esta madrugada perto do aeroporto de Damasco "foi provavelmente" resultado de um ataque israelita contra depósitos de combustível.

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Macron e Le Pen em troca de acusações
    2:16

    Eleições França 2017

    A campanha eleitoral para a segunda volta em França ficou esta quarta-feira marcada por uma troca de acusações entre os dois candidatos. De visita a uma fábrica em risco de encerramento, Le Pen prometeu que se for eleita salvará os 300 postos de trabalho. Emmanuel Macron acusou a candidata da extrema-direita de aproveitamento político.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • "Esta moda bizarra de não vacinar crianças tem tido estas consequências"
    1:43

    Surto de sarampo

    Há mais um caso de sarampo registado pela Direção-Geral da Saúde, no total já são 25. Francisco George garantiu que a situação não é preocupante para as crianças em idade escolar e recomendou uma discussão parlamentar sobre a vacinação. Mais de 11 mil pessoas já assinaram uma petição pública a defender a vacinação obrigatória. 

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.